Palmas

Promotor aponta falta de 21 enfermeiros, 33 técnicos e 54 tipos de medicamentos na UPA Sul

Além disso, os banheiros da UPA estão sem fechadura e as paredes com mofo.

Por Redação 547
Comentários (0)

29/11/2023 14h38 - Atualizado há 5 meses
Promotor de justiça na UPA

Após representação, o promotor de Justiça Thiago Ribeiro Franco Vilela, titular da 19ª Promotoria de Justiça da Capital, realizou na manhã desta terça-feira (28) vistoria na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul, onde constatou falta de medicamentos e de profissionais da área de enfermagem na unidade.

Foi constatado que, atualmente, há necessidade de 33 técnicos de enfermagem e 21 enfermeiros para atender à demanda da unidade, situação que tem causado sobrecarga de trabalho aos servidores e deficiência no atendimento dos pacientes. Também há ausência de profissionais para atuar na área administrativa.

Conforme relatos dos profissionais, os contratos vencem e não são renovados, porém já foram encaminhados ofícios a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) relatando a condição da unidade, que atende a região sul da capital, porém foi informado pelo órgão que as contratações só serão feitas a partir de janeiro de 2024.

Durante a vistoria, comprovou-se a longa espera de pacientes por atendimento, sendo que muitos relataram estar na unidade há mais de duas horas. Além disso, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) mostraram que os banheiros da UPA estão sem fechadura e as paredes com mofo.

Falta de medicamentos

Na visita ao setor de farmácia da unidade, foi constatada a falta de 54 medicamentos, dentre eles antibióticos como amoxicilina; e anti-inflamatórios como nimesulida, ibuprofeno, dexametasona e diclofenaco.

Também encontram-se em estoque crítico 32 medicamentos, como dexametasona, diazepam, hidrocortisona, lidocaína, oseltamivir, entre outros remédios necessários para o atendimento dos pacientes.

Vistoria

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.