Saúde

Mutirão de cirurgias atende sete pacientes em tratamento contra a hanseníase no Tocantins

Neurólise consiste na descompressão do nervo do paciente.

Por Redação
Comentários (0)

27/03/2023 08h47 - Atualizado há 1 ano
A hanseníase tem cura e todo o tratamento é ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O Hospital Geral de Palmas (HGP) realizou nesse domingo (26/3) uma força-tarefa para atender sete pacientes em tratamento contra a hanseníase. Os beneficiados foram devidamente regulados pela Central Estadual de Regulação (CER).

A ação contou com os médicos cirurgiões ortopedistas Ronaldo Rego, Thayane Cabral  e Simon Rezende, além do suporte dos profissionais do centro cirúrgico.

“Por meio da neurólise (cirurgia para descompressão do nervo), o paciente apresenta melhora no quadro álgico e funcional, com a redução da utilização de medicamentos para dor, previne o desenvolvimento das sequelas permanentes”, explicou o médico ortopedista Ronaldo Rego.

O especialista destaca que “a hanseníase tem cura e após iniciar o tratamento, o paciente deixa de ser o transmissor da patologia, por isso é de suma importância o diagnóstico precoce, e o resultado da cirurgia é muito melhor”.

A dona de casa Fátima Luzimar Cavalcante  aguardava a realização da cirurgia. “Já é a segunda cirurgia que faço, estava aguardando e graças a Deus fiz agora. Muito boa esta iniciativa de mutirão, estou feliz de fazer este procedimento e saber que vou ter uma qualidade de vida melhor”.

Sobre a hanseníase

A hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa. Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos.

A doença tem cura e todo o tratamento é ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  A investigação dos contatos domiciliares e sociais das pessoas acometidas pela doença é a principal estratégia para a interrupção da cadeia de transmissão desta doença.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.