Araguaína

'Impostos sendo devolvidos', diz Wagner ao reconstruir escola antiga de Araguaína

Unidade era mantida pelo Estado até 2013 e passou para o Município em 2014.

Por Redação 508
Comentários (0)

05/08/2021 16h01 - Atualizado há 2 anos
Unidade foi batizada em homenagem a Maria dos Anjos, que foi professora, diretora escolar e escritora

Entre as mais antigas de Araguaína, a Escola Moderna teve obra de reconstrução entregue nesta manhã de quinta-feira (05), beneficiando mais de 300 alunos.

A unidade recebeu nova estrutura em todas as instalações, teve a cozinha ampliada e dois novos banheiros com acessibilidade construídos.

Foi trocada toda cobertura da escola, entre forro, estrutura e telhado, e ainda implantadas novas instalações elétrica, hidrossanitária e de gás. As paredes e muros ganharam pintura e as calçadas externas e internas foram refeitas com piso intertravado.

A cozinha conta agora com cômodos exclusivos para área de frios, depósitos de alimentos e materiais de limpeza. Além da reforma dos banheiros já existentes, foram construídos dois novos com acessibilidade para pessoas com necessidades especiais.

Para a diretora escolar, Lucia Helena Carneiro, a melhoria tem um sentimento especial. “Eu e mais 9 servidores estudamos aqui. Nós nascemos e crescemos no bairro, é um lugar de pertencimento e isso nos dá um contato muito grande com os pais dos alunos. Ver a escola mais bonita e segura é muito gratificante”, disse.

A unidade era mantida pelo Estado até 2013 e em 2014 passou para o Município, sendo mais uma a receber reforma e ampliação pela Prefeitura de Araguaína. "São R$ 372 mil do Tesouro Municipal investidos nessa obra. São nossos impostos sendo devolvidos para a população. Além dessa, temos várias outras escolas e creches em reformas e em construção, na zona rural e na zona urbana”, afirmou o prefeito Wagner Rodrigues.

Além do prefeito e diretora, a cerimônia contou com a participação do vice-prefeito, Marcus Marcelo, deputado federal Tiago Dimas, servidores e secretários municipais, entre eles a secretária municipal da Educação, Elizangela Moura.

Novo nome

Com a reconstrução, a unidade foi batizada em homenagem a Maria dos Anjos Carreiro, que foi professora, diretora escolar e escritora, publicou livros de poesia traduzidos e publicados em países como França e Bélgica. Filha de lavradores, sempre demonstrou paixão pela literatura, tornando-se membro fundadora da Acalanto (Academia de Letras de Araguaína). Morreu em 29 de julho de 2011, aos 64 anos, vítima de leucemia.

Maria Aparecida Carreiro Martins, que é sobrinha da homenageada, lembrou da paixão da tia que incentivou oito mulheres da família a também se tornarem professoras.

“Ela me ensinou as primeiras letras aqui nesta escola. Foi a matriarca e passou essa paixão para nós. Assim como meu avô, João Diniz de Sousa, criador da escola, entendeu que o maior legado a ser deixado era do conhecimento”, afirmou.

Escola recebeu nova estrutura em todas as instalações
Inauguração da reconstrução

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.