Saúde inclusiva

Centro de Reabilitação de Araguaína entrega cadeiras de rodas adaptadas para cada deficiência

Já foram entregues 76 unidades e mais 12 estão previstas até novembro.

Por Redação
Comentários (0)

28/09/2022 09h40 - Atualizado há 1 ano
Maria Morais com o seu filho Kaio Morais, de 22 anos.

Mais 15 pacientes do Centro Especializado em Reabilitação (CER) de Araguaína receberam cadeiras de rodas e de banho, nesta terça-feira (27). A doação faz parte de um programa da Saúde de Araguaína em parceria com o Hospital de Amor. 

Já foram entregues 76 unidades e outras 12 têm previsão até novembro. As cadeiras são adaptadas para cada deficiência na Oficina Ortopédica, outro serviço municipal gratuito oferecido no local. 

Esse lugar aqui é um marco para Araguaína, se não existisse teríamos que ir para Brasília. Depois do trauma do acidente, do meu filho ter que amputar a perna por causa de uma bactéria que poderia matar ele, ainda viveríamos outro de ter que ir tão longe para fazer o tratamento”, afirmou a moradora do Bairro São João Maria Morais, de 47 anos, que é mãe do Kaio Morais, de 22 anos. O jovem é um dos pacientes do CER e foi beneficiado pela doação.

Kaio havia recebido uma prótese para a perna por meio da Saúde de Araguaína. Agora, recebeu duas cadeiras, de rodas e banho, com capacidade ideal para o seu peso. “Eu aprendi a andar com a prótese, mas é difícil ir muito longe e a cadeira que eu tenho é emprestada e não me aguenta. Com essa nova vai ser melhor fazer as minhas coisas, de vender os bonés para ajudar na renda e ir à academia”, contou o jovem.

Outra beneficiada com as cadeiras de rodas e de banho é Emilly da Silva, de 7 anos, que é moradora do Setor Tiúba, e nasceu prematura de seis meses com paralisia cerebral. Em seu caso, a cadeira é adaptada para que suas pernas e tronco fiquem alinhados, sem risco de queda. Já a cadeira de banho se parece com uma pequena maca, que pode ser elevada para que o cuidador faça a limpeza da menina com mais conforto e qualidade no chuveiro. 

ATENDIMENTO COMPLETO

Eu sou paraplégica, já nasci assim, e tenho que comer para ficar forte”, contou a menina Emilly. A meta da menina é uma recomendação nutricional que recebeu no CER, explicou a avó Luzia Farias, de 55 anos. “A nutricionista explicou que ela precisa ganhar peso para se sentar melhor. Ela ama aqui porque tem ótimos profissionais, e já passou também por fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, neuropediatra, psicólogo e oftalmologista”, completou.

Outras especialidades disponíveis no local são médicos fisiatra, otorrino e psiquiatra, musicoterapeuta, profissional de educação física, pedagogo e fonoaudiólogo.

ACIMA DA META

Além dos pacientes, participaram da entrega a secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia, o médico e diretor da Reabilitação do HA, Daniel Marconi, e técnicos do CER e Oficina Ortopédica.

O nosso trabalho com a Prefeitura de Araguaína ultrapassa a parceria, é uma irmandade. Com isso, nós conseguimos mais. A meta de atendimento do Ministério da Saúde é de 700 por mês, e a gente está conseguindo realizar mais de 1.000”, explicou o diretor.

COMO TER O ATENDIMENTO

O CER de Araguaína atende pacientes de 64 municípios da região norte e já quase superou a marca de 100 mil procedimentos realizados, tendo mais de 7 mil pacientes no segundo semestre de 2022, sendo 928 deles ativos.

É localizado na Rua Barcelona, no Loteamento Cidade Nova, na divisa com o Residencial Lago Azul, e o acesso ao tratamento é feito via encaminhamento de um médico da Atenção Básica. A consulta na UBS (unidade básica de saúde) próxima de casa deve ser solicitada por meio do 0800 da Saúde (0800 641 2200).

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.