Vistoria

Por falta de médicos, pacientes passam mais de 6h à espera de atendimento em UPA de Palmas

Secretaria Municipal de Saúde será procurada pelo MPTO para solucionar os problemas.

Por Redação 795
Comentários (0)

13/04/2023 15h20 - Atualizado há 1 ano
Pacientes esperando atendimento

Uma vistoria do Ministério Público do Tocantins (MPTO) realizada nesta quarta-feira (12) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte, em Palmas, identificou superlotação, demora de mais de seis horas para consultas, falta de médicos e técnicos de enfermagem e de medicamentos. A capital é administrada pela prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB).

Conforme o MPTO, o estabelecimento de saúde também está sem coordenador desde segunda-feira (10), o que prejudica a prestação do atendimento, principalmente na elaboração das escalas de servidores.

A fiscalização foi realizada pelo promotor de Justiça Thiago Ribeiro, que atua na área da saúde da capital, após receber denúncia sobre a falha na prestação do serviço de saúde.

Durante a inspeção realizada no fim da tarde, o promotor de Justiça verificou que havia pessoas doentes esperando por consulta médica desde as 10h.

No plantão, havia cinco médicos, estando um na sala de emergência, dois classificados como "porta", que atendem os demais pacientes que chegam na unidade, um em horário de descanso e um médico na reavaliação.

Foi verificado pelo promotor de Justiça que existiam 110 pacientes esperando por horas para serem atendidos pelos médicos. Na farmácia, faltavam 15 tipos de medicamentos, a exemplo de soro de reidratação e antibióticos.

Diante das constatações, o promotor de Justiça irá oficiar a Secretaria Municipal de Saúde para que seja disponibilizado um maior número de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, a fim de sanar o problema da demora no atendimento e o esgotamento físico e mental das equipes.

Fiscalização foi realizada pelo promotor de Justiça Thiago Ribeiro

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.