Luto

Padre Remígio Corazza falece aos 100 anos, um dos pioneiros da Igreja Católica em Araguaína

Em 1963 ele fundou o Colégio Santa Cruz, em Araguaína.

Por Redação 2.018
Comentários (0)

21/02/2020 09h03 - Atualizado há 4 anos
Padre Remígio Corazza falece aos 100 anos

O Padre Remígio Corazza faleceu aos 100 anos na madrugada desta sexta-feira (21) no Hospital Dom Orione, em Araguaína. Um dos pioneiros da cidade, o padre chegou ao Tocantins, então norte de Goiás, na década de 50, onde se dedicou às causas sociais nas áreas da saúde e educação.

Ele foi o fundador do Colégio Santa Cruz, uma das instituições de ensino mais tradicionais da cidade que completou 56 anos em 2019. Ele dedicou sua vida à educação de crianças e jovens.

Seu corpo será velado no Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Araguaína (TO), a partir das 11h30. No Santuário também será celebrada a missa de corpo presente, às 16h. Após a Santa Missa, será realizado o sepultamento no Cemitério São Lázaro.

BIOGRAFIA

Padre Remígio nasceu na cidade de Arsego, na Itália, em 5 de maio de 1919. Como seminarista morou na mesma casa que Dom Orione, em Tortona, também na Itália.

Na década de 50, se mudou para o Tocantins e logo viu a oferta de Educação e Saúde como missão. Em 1963 criou o Colégio Santa Cruz, em Araguaína.

Como escritor publicou dois livros: “Silêncio Prudente”, que conta a história de uma vocação; e “Primórdios de Araguaína”, que retrata o olhar dos padres orionitas quando chegaram ao Estado.

Ele foi um dos primeiros padres orionitas enviados em missão da Itália ao antigo norte de Goiás.

Ordenado sacerdote na Congregação dos Filhos da Divina Providência em 1952, partiu para o Brasil como missionário no ano seguinte, em 1953, em uma missão no Tocantins, onde trabalhou inicialmente na Filadélfia. Ele retornou à Itália em 1958 e permaneceu lá por alguns anos, até 1963.

NOTA - COLÉGIO SANTA CRUZ

O Colégio Santa Cruz amanheceu triste nesta sexta-feira, faleceu na madrugada, Padre Remígio Corazza, 100 anos de idade.

A história do Padre Remígio Corazza se confunde com a história de Araguaína, aqui chegou em 1952, para fundar o Ginásio Santa Cruz.

Padre Remígio nasceu em Arsego, na Itália, em 05 de outubro de 1919. Foi ordenado padre Orionita em 25 de junho de 1952, mesmo ano em que chegou ao Brasil em missão evangelizadora, tornando-se cidadão Araguainense.

Fica na memória da escola e nas fotos, o carinho dos alunos na comemoração do seu aniversário de 100 anos no ano que passou.

Como última homenagem, os alunos e colaboradores do Colégio Santa Cruz, fizeram um minuto de silêncio pelo falecimento do seu fundador e acompanharão a missa de corpo presente.

“É preciso amar o eterno. Assegurar o que permanece. Tudo passa na vida presente, menos o amor”. São Luís Orione.

NOTA - HOSPITAL DOM ORIONE

"É com imensa tristeza que o Hospital Dom Orione manifesta seu pesar pelo falecimento do Padre Remígio Corazza, ocorrido às 1h54 da madrugada desta sexta-feira, 21/02. O sacerdote tinha 100 anos de idade.

Lamentamos a perda desse grande missionário e pioneiro da obra Orionita em Araguaína. Aos familiares externamos nossas condolências neste momento de luto.

Remígio Corazza nasceu em 05 de outubro de 1919, em Arsego, na província de Pádua, região de Vêneto na Itália. Começou sua caminhada religiosa em 1939 quando fez seus primeiros votos. Foi mensageiro de São Luis Orione levando suas correspondências. Aos 29 de junho de 1952 recebe a ordenação sacerdotal. Em 1953 parte para o Brasil onde começa uma história de missões na região do norte Goiano. Voltou a Itália onde ficou de 1958 a 1963 e após este período volta para o Brasil em definitivo, retomando às desobrigas, onde viajava longas distâncias pelo sertão Goiano, levando os sacramentos e a palavra de Deus a muitos. Em 14 de setembro de 1963, junto com o então bispo de Tocantinópolis, Dom Cornélio Chizinni, funda o colégio Santa Cruz em Araguaína. Passou um tempo em Goiânia onde trabalhou e construiu a Paróquia Nossa Senhora da Rosa Mística. Também em Araguaína construiu a capela Santíssima Trindade".

Padre Remígio inaugurando ala do Colégio Santa Cruz
Estudantes do Colégio Santa Cruz comemoram centenário do padre Remígio
Comemoração do centenário no Colégio Santa Cruz
Padre Remígio nasceu na cidade de Arsego, na Itália, em 5 de maio de 1919.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.