Ideias comerciais

Parque de empreendedorismo e inovação estimula criação de startups em Araguaína

O projeto oferece ferramentas para o desenvolvimento de negócios e incubação para empresas.

Por Redação
Comentários (0)

31/05/2019 14h12 - Atualizado há 4 anos
O local já contribuiu com 20 negócios de diferentes tipos de maturidades, entre empresas formalizadas e startups.

Araguaína está entre as 100 melhores cidades de médio porte para se fazer negócio, segundo ranking da Revista Exame (2018) que analisa, entre outros fatores, o empreendedorismo. É justamente nesta área que trabalha o Pequitec, com conhecimento acadêmico e profissional para estimular novas ideias comerciais.

O nome que remete ao fruto do Cerrado é a sigla para Parque de Empreendedorismo, Qualificação e Inovação, localizado no bloco G, do Centro Universitário Unitpac. De acordo com a professora e coordenadora do parque, Rafaella Kalil, a intenção é potencializar ações de empreendedorismo não só dos alunos, mas também para todas as classes e características possíveis da região.

“Araguaína já é um polo de desenvolvimento de tecnologia. Estamos vendo que somos vocacionados, sim, a empreender. E há um movimento na evolução de políticas públicas de apoio, principalmente aos microempresários individuais (MEI)”, explicou a coordenadora, acrescentando que em pouco mais de um ano de funcionamento, o local já contribuiu com 20 negócios de diferentes tipos de maturidades, entre empresas formalizadas e startups.

“São negócios como o Pontua Aê, um aplicativo de fidelização de clientes que está sendo prototipado, saindo do cartãozinho para uma plataforma unitária e digital. E o VetPalm, um guia para o veterinário que já foi lançado, e que estamos ajudando na ideia de internacionalização”, explicou Rafaela.
 
União para crescer mais

Empresários e instituições estão se unindo para formar a Rede de Empreendedorismo e Inovação da Tecnologia de Araguaína e Região. O secretário municipal da Fazenda, Fabiano Souza, informou que a Prefeitura será parceira do comitê gestor.

“Nós podemos apoiar no direcionamento, pois temos o planejamento urbano e econômico.  E ainda extinguir algumas burocracias, diminuindo os custos de transação”, informou o secretário.

Ventre para novos negócios

O Pequitec tem também espaço para incubação de startups e coworking gratuito, com internet, uso de ambiente climatizado e ainda impressora. Uma das ideias de negócio que se desenvolvem no local é a TULT – Soluções em Web Mobile em Araguaína, dos alunos formados na instituição Thiago Trento, 23 anos, e Uslei Bispo, 26 anos.
 
“A gente saiu um pouco cru da faculdade e o Pequitec nos auxiliou com mentorias, guiando sobre qual caminho seguir no mundo dos negócios. Como empreender de forma correta, sem apanhar tanto do mercado”,
citou Trento. Sua startup já desenvolveu um aplicativo para organização de uma clínica veterinária e está prestes a lançar mais dois.
 
“Depois de desenvolver uma plataforma para um cliente, a gente resolveu mudar a estratégia e produzir apps para nós mesmo”, contou Trento sobre a importância da mentoria. Os próximos dois aplicativos serão voltados para cultura regional de agricultura e pecuária. Um pretende facilitar a compra de hortifrutis com delivery e o outro organizar o uso da pastagem pelo gado, usando coeficientes estudados na Zootecnia.
 
“A ideia é colocar em demonstração na Expoara. Como Araguaína tem uma boa logística, estando perto do Nordeste e também do Pará, acreditamos que teremos mais produtores visualizando e acreditando em nosso trabalho. Hoje, a tecnologia ajuda na produtividade e na qualidade do campo e o produtor está aprendendo isto”, analisou Trento.

(Marcelo Martin)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.