Eleições 2024

Pesquisa Big Data: Janad lidera com folga em todos os cenários; Wanderlei tem 60% de aprovação

Por outro lado, a prefeita Cinthia Ribeiro está com baixa aprovação.

Por Redação 2.444
Comentários (0)

26/03/2024 16h37 - Atualizado há 4 semanas
Deputada estadual segue na liderança da corrida pela Prefeitura de Palmas

Notícias do Tocantins – Uma pesquisa recente, realizada pela Três Poderes/RealTime Big Data para a Prefeitura de Palmas, mostra que a pré-candidata a prefeita Janad Valcari (PL) lidera com folga as intenções de voto em todos os cenários analisados. O levantamento também apontou que a gestão da prefeita Cinthia Ribeiro está com baixa aprovação.

Com registro TO-03268/2024, o levantamento foi realizado entre os dias 23 e 25 de março, com 1.000 entrevistados e possui uma margem de erro de 3 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.

Na pesquisa espontânea, Janad lidera com 8% das intenções de voto, seguida por Carlos Amastha (PSB), com 5%, e Eduardo Siqueira Campos (Podemos), com 4%. Junior Geo (sem partido), registra 2% e Katia Abreu, do PP, 1%. Os demais pré-candidatos somam 3%. No entanto, um número significativo de eleitores (65%) ainda se encontra indeciso ou não respondeu, evidenciando uma grande margem para mudanças.

Cenários Estimulados

Nos cenários estimulados, onde diferentes combinações de pré-candidatos foram testadas, Janad Valcari continua a liderar com folga.

No primeiro cenário estimulado, onde estão dispostos Janad, Eduardo Siqueira, Amastha e Junior Geo, há larga liderança da pré-candidata do PL, com 31%. Em seguida vem Eduardo com 18%, praticamente empatado com Amastha, que tem 17%. Geo aparece com 13% das intenções de voto. Nulo/Branco são 10% e NS/NR, 11%.

No cenário 2, onde há uma troca entre Junior Geo por Kátia Abreu, ainda há folga na liderança por Janad, que fica com 29% das intenções de voto. Em segundo continua Eduardo Siqueira Campos, com 17%, seguido de Amastha, com 16%, e Kátia, com 12%. Outros 10% disseram votar nulo/branco e 12% não souberam ou não responderam.

Ainda foi testado um terceiro cenário, onde estão Janad, Eduardo, Amastha, Junior Geo e Vanda Monteiro (União Brasil). Neste contexto, a pré-candidata do PL está na frente com 30%, seguida por Eduardo e Amastha, empatados, com 17%. Junior Geo aparece com 12%, e Vanda Monteiro tem apenas 6%. Nulos e Brancos somam 8% e NS/NR, 10%.

Votabilidade dos candidatos

Quando perguntados sobre a chance de votar nos pré-candidatos, a pesquisa mostra um grande favoritismo para Janad Valcari. Ela tem a menor rejeição de todos os pré-candidatos, com apenas 29% de respostas de que “não votariam”, contra 48% de Carlos Amastha e 45% de Eduardo Siqueira. Já nos “que votariam com certeza” e “poderiam votar”, Janad tem 8% e 33%, respectivamente. Carlos Amastha tem 12% e 34%, e Eduardo tem 8% de que “votariam com certeza” e 33% de que “poderiam votar”. Entre os outros pré-candidatos, quem pode surpreender é Junior Geo, que tem 5% que “votariam com certeza” e 43% que disseram que “poderiam votar”.

Aprovações

A prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) está com baixos índices de aprovação, segundo a pesquisa. Apenas 40% aprovam sua gestão, contra 48% que desaprovam e 12% de NS/NR. Já o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) goza de bons números, com 60% de aprovação e apenas 34% de desaprovação. Para os entrevistados, o governo Lula tem 58% de desaprovação, com apenas 34% aprovando sua gestão.

Um fator importante a ser considerado é o apoio de figuras políticas de destaque, como do governador Wanderlei Barbosa, que pode desempenhar um papel crucial no resultado final das eleições.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.