Gabinete integrado

Plano de Segurança elabora mapa com manchas de calor da criminalidade em Araguaína

Entre as estratégias está a criação de um mapa com as manchas de calor da criminalidade.

Por Redação 853
Comentários (0)

02/09/2020 08h33 - Atualizado há 3 anos
Centro e bairro São João registraram mais roubos no primeiro semestre do ano

Os dados de criminalidade de Araguaína foram apresentados nessa segunda-feira (31) e servirão de base para o planejamento das ações de combate integrado à violência na cidade e a criação, pela primeira vez, do Plano Municipal de Segurança Pública. 

As informações foram coletados pela Comunitas e ASTT, por meio de ocorrências da Polícia Militar. Entre os dados coletados estão o número de roubos de veículos e o índice de violência contra a mulher que registrou 45 casos na cidade só no mês de julho e é um dos principais focos de combate.

“Este estudo é de extrema importância para traçar uma estratégia efetiva no combate à violência e além dos dados da Polícia Militar, outros levantamentos dos setores de inteligência da segurança pública também estão sendo incluídos neste processo, para que as ações sejam realmente efetivas”, explicou o consultor Alberto Kopittke, do Instituto Cidade Segura, parceiro do Município na elaboração do Plano de Segurança, por meio da Comunitas.

Esta já é a terceira reunião do  Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) de Araguaína e foi realizada de forma remota, contando com representantes das secretarias municipais, Conselho Tutelar, Ministério Público Estadual, Defesa Civil, polícias Federal, Rodoviária, Civil, Ambiental e Militar, Corpo de Bombeiros, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Universidade Federal do Tocantins (UFT), consultores técnicos da Organização da Sociedade Civil (OSC) Comunitas, Procon e Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT).

Levantamento da violência

De acordo com o levantamento, foram registrados 258 roubos de veículos em Araguaína entre os meses de janeiro e julho deste ano, sendo a maior parte, 240, de roubos a motocicletas. Entre os bairros com a maior concentração de crimes deste tipo estão o centro da cidade, com 19 casos, seguido do Bairro São João, com 18 e Araguaína Sul com 10 roubos de veículos.

Apesar do combate direto à criminalidade ser executado pelas forças policiais, o presidente da Agência de Segurança Transporte e Trânsito (ASTT) de Araguaína, Fábio Astolfi, explica que o município tem investido em algumas ações que também colaboram com a redução da criminalidade e facilitam o trabalho da polícia.

“Entre as ações estão o asfaltamento de diversos bairros de Araguaína, o que colabora na execução do patrulhamento da Polícia Militar; a implantação de iluminação com lâmpadas de LED e a construção de vários parques e praças que dão ao jovem opções de lazer e esporte que podem reduzir de forma indireta os índices de criminalidade e a implantação da Guarda Municipal”, destacou o presidente da ASTT.

Gestão integrada

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) foi criado por meio do Decreto nº 204 publicado no Diário Oficial no início do mês de março e tem como objetivo, promover atividades conjuntas de políticas e estratégias inovadoras para diminuição da criminalidade.

Ao todo, nove secretarias e autarquias municipais e 11 órgãos e instituições com atuação no Município fazem parte do GGI-M que se reúne mensalmente para avaliar os indicadores criminais e deliberar ações integradas de combate à violência.

O GGI também está mapeando dados de tentativa de homicídio, roubo de pedestre, ameaças, lesão corporal, violência contra mulher, criança e adolescente e posse e tráfico de drogas. O cruzamento destes dados servirá para a criação das manchas de calor da criminalidade para aumentar a eficiência da assistência social e da atividade policial.

Gabinete de Gestão Integrada avança na elaboração do Plano Municipal de Segurança

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.