Até 28 de fevereiro

Portaria prorroga desconto no pagamento à vista do IPTU em Araguaína, além dos 35%

Documento foi publicado no Diário Oficial do Município.

Por Redação
Comentários (0)

01/02/2021 17h29 - Atualizado há 3 anos
Cidade de Araguaína

O prazo para pagamento do IPTU à vista com desconto de 10% em Araguaína foi ampliado para o final do mês de fevereiro através da Portaria nº 012, publicada no Diário Oficial do Município no último dia 28 de janeiro.

Os contribuintes que decidirem realizar o pagamento do imposto até o dia 28 terão ainda o desconto de mais 35% de desconto na base de cálculo do terreno. 

Receberão desconto de 20% no valor do terreno quem pagar até o último dia de março, com mais 8% de desconto no pagamento à vista. Se o pagamento for efetuado até 30 de abril, o contribuinte recebe 10% de desconto no cálculo do terreno e os 6% sendo quitado à vista.
  
Como calcular o desconto 

A Secretaria da Fazenda orienta sobre os descontos concedidos no pagamento do IPTU. De acordo com o secretário executivo da Fazenda, Gilson Cutrin, é importante destacar que os descontos concedidos são realizados na base de cálculo dos terrenos, levando em consideração a zona onde está localizado e o tamanho, por exemplo. 

Se a pessoa tem um lote de 300 metros quadrados em uma subzona onde o valor do terreno é de 100 reais o metro quadrado, logo teremos o valor de 30 mil reais no lote. Do valor de 30 mil são descontados os 35% e teremos o montante de 19,5 mil e faremos os cálculos do imposto. No caso de edificações no terreno, ou seja, construções, haverá alterações no cálculo, permanecendo ainda os 35% de desconto no valor do terreno e não na edificação”, explicou o secretário executivo municipal da Fazenda, Gilson Cutrin. 

Ainda mais descontos

A Lei Complementar Municipal nº 0008/2013 prevê mais descontos para os seguintes casos: para o imóvel onde há casa, situado em via não-pavimentada; o lote seja murado no fundo e nas laterais e na frente possui grade, alambrado, mureta com no mínimo um metro de altura ou outro fechamento que possibilite fácil visibilidade de seu interior; que possua calçada em conformidade ao padrão local; seja destinado ao uso empresarial e que possua recuo igual ou superior a cinco metros. Nesses casos, os descontos podem ser de até 30% sobre o valor do imposto.  
 
Quem é isento?

Os contribuintes também devem ficar atentos às isenções do IPTU e solicitar o benefício junto à secretaria. Podem ser isentos de pagar o imposto o imóvel de propriedade da pessoa que for maior de 65 anos, o aposentado por invalidez e o contribuinte cuja família tenha renda igual ou inferior a dois salários mínimos ou renda total igual ou inferior a meio salário mínimo por membro. 

Além desses pontos, a casa precisa ter área construída de até 70 metros quadrados e o proprietário possuir apenas um imóvel. As isenções dependem do processo de enquadramento realizado pela Secretaria da Fazenda. 

Portaria publicada no Diário Oficial do Município

(Adriana Santana/Ascom)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.