Wagner Rodrigues

Prefeito vai convocar cadastro reserva e aumentar efetivo da Guarda Municipal de Araguaína

60 aprovados no cadastro reserva devem ser chamados para o curso de formação.

Por Redação 1.550
Comentários (0)

06/09/2022 14h47 - Atualizado há 1 ano
Guardas municipais de Araguaína

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, vai enviar um projeto de lei à Câmara de Vereadores para ampliar o efetivo da Guarda Municipal de Araguaína (GMA) em 20 vagas, passando de 40 para 60 guardas.

Caso o legislativo aprove o projeto, serão convocados 60 aprovados no cadastro reserva do concurso municipal para o curso de formação, que vão compor as novas vagas e parte do efetivo já existente.

De acordo com a programação, as aulas serão iniciadas neste semestre com previsão de formatura no primeiro semestre do próximo ano, e o curso será organizado pela prefeitura com aulas ministradas na sede da GMA.

“A cidade está crescendo e os problemas de segurança crescem junto, por isso vamos ampliar para 60 guardas, que é a quantidade possível por lei. Vamos continuar investindo em segurança”, afirmou o prefeito Wagner.

Patrulhamento na rua

A principal função do órgão é atuar na proteção da população que usa bens, instalações e serviços municipais, além de proteger o patrimônio público. O número de emergência 153, da GMA, também pode ser acionado para atuar na prevenção da violência, auxiliar na pacificação de conflitos e outras demandas referentes à segurança pública.

A GMA está operando na cidade desde o dia 6 de julho de 2021 e recebeu sede própria no dia 7 de dezembro do mesmo ano. O prédio entregue pela prefeitura fica no antigo Tiro de Guerra e foi totalmente reconstruído, seguindo normas exigidas pelo Exército e Polícia Federal. No local, na Rua José de Alencar, no Setor Tecnorte, funcionam os atendimentos pelo número de emergência 153, setor administrativo, alojamentos e estacionamento das viaturas.

No primeiro semestre deste ano, a GMA recuperou oito veículos roubados ou furtados, entre as 214 ações realizadas, que são prisões, atendimentos em acidentes de trânsito, apoio aos órgãos públicos e outras ocorrências.

Concurso público

O concurso público foi realizado em março de 2020. Os 40 mais bem colocados para a GMA iniciaram o curso de formação no dia 18 de setembro de 2020 e tiveram formatura já em dezembro do mesmo ano. Foram 732 horas de duração, sendo 90 dias de curso em período integral, incluindo finais de semana e feriados.

As disciplinas ministradas durante o curso vão desde legislação, curso de armamento, técnicas de tiro, abordagem operacional, até sobrevivência em campo que totalizam 47 disciplinas.

As informações são da Prefeitura de Araguaína.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.