Norte do Estado

Prefeitura de Dois Irmãos do Tocantins fará concurso público para a Educação, anuncia Sintet

Sindicato afirmou que há um número excessivo de contratos na educação.

Por Redação 1.286
Comentários (0)

23/02/2024 08h51 - Atualizado há 1 mês
Município de Dois Irmãos do Tocantins fica na região norte do estado

Notícias do Tocantins - A Prefeitura de Dois Irmãos (TO) anunciou a realização de concurso público para o provimento de cargos na educação do município, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado (Sintet). O prefeito da cidade é Geciran Saraiva Silva

O concurso é uma reivindicação do Sindicato que busca assegurar que a seleção de servidores para o serviço público seja feita de maneira justa e transparente. O presidente do Sintet Regional de Miracema Iata Anderson protocolou o último ofício cobrando a realização do concurso no dia 07 de dezembro de 2023, bem como a implementação das progressões atrasadas.

Para o Sintet, a realização do concurso para provimento de vagas na educação é urgente em função da saúde financeira do Instituto de Gestão Previdenciária do Município de Dois Irmãos e devido ao excessivo número de contratos.

“Ao analisar a folha de pagamento da educação, constatamos um número excessivo de contratos no quadro da educação ferindo o princípio constitucional em relação a manutenção de contratos temporários. Dessa forma nós solicitamos uma reunião com o prefeito para dialogarmos a respeito da pauta, a fim de que a gestão tomasse providências quanto às demandas pleiteadas por essa categoria”, disse Iata Anderson.

Junto com o ofício do Sindicato pleiteando a realização do concurso também foi anexado um relatório da análise da folha de pagamento e das informações do Tribunal de Contas do Estado sobre o município.

Para o Sintet, “a luta sindical se faz necessária tanto para garantir os direitos dos profissionais da educação quanto para a qualidade da educação pública a ser ofertada à sociedade.

O presidente do Sintet ressalta que o prefeito Geciran implementou os reajustes do piso na carreira, sendo 33,33% referente a 2022, e 14,95% referente a 2023 pagando também seus respectivos retroativos. Da mesma forma fez a correção dos salários dos funcionários de escola corrigindo de acordo com os índices de inflação dos respectivos períodos e seus retroativos.

Com a realização do concurso público, da pauta da categoria, resta apenas a implementação das progressões. “O Sintet ressalta a importância permanente do diálogo, da mesa de negociação para que os avanços, as condições de trabalho dignas para trabalhador possam acontecer”, disse Iata Anderson. 

O Sintet disse que vai requerer a participação na Comissão organizadora do concurso.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.