Educação

Professores terão reajuste de 33% em Dueré; em Rio Sono, prefeito não recebe categoria

Profissionais da educação seguem luta em prol do reajuste do piso.

Por Redação
Comentários (0)

17/03/2022 17h52 - Atualizado há 2 anos
Sintet apresentou a proposta a categoria

A Prefeitura de Dueré e o Sindicato dos trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet) fecharam um acordo para o pagamento do reajuste do piso do magistério. A reunião aconteceu nesta quarta-feira (16/3).

Na reunião entre o prefeito Valdeni Carvalho (PSD) e a presidente do Sintet Regional de Gurupi, Gabriela Zanina, o gestor se comprometeu a pagar o reajuste do piso (33,23%) de imediato para os professores com nível médio e para os demais profissionais da educação será pago o reajuste de 10,16%.  

A gestão pediu um prazo de 60 dias para fazer um estudo sobre a capacidade financeira do município, e depois apresentar uma proposta de pagamento do restante do reajuste dos professores (23,24%).

Após a reunião com o prefeito, o Sintet apresentou a proposta da gestão que foi aprovada pela categoria.

“O bom diálogo é sobretudo um avanço. O reajuste não contempla na totalidade a todos de imediato, mas temos um reajuste, e vamos aguardar o prazo pedido pelo prefeito, o importante é que tenha diálogo e entendimento entre a categoria e a gestão”, disse Gabriela Zanina. 

Dueré fica na região sul do Tocantins e possui menos de 5 mil habitantes.

RIO SONO

Já em Rio Sono, os trabalhadores em educação da rede municipal de ensino deliberaram em assembleia nesta quarta-feira (16) que se o prefeito Itair Martins (DEM) não responder ou receber os representantes do Sindicato até a próxima quinta-feira, dia 24 de março, a categoria vai realizar um ato público em frente à prefeitura, na sexta-feira, às 9 horas.

Conforme o Sintet, o prefeito Itair Martins não recebe e não responde as comunicações oficiais enviadas pelo sindicato desde o ano de 2021.

O objetivo é discutir com a gestão municipal o reajuste do piso do magistério de 33,24% para os professores, e de 10,16% (INPC) para os demais funcionários das escolas, além da incorporação das progressões atrasadas de 2021.

Nota Resposta do Prefeito de Rio Sono

O prefeito de Rio Sono, Itair Martins, vem por meio desta nota, esclarecer pontos acerca da manifestação dos trabalhadores em Educação do Município, que ameaçam possível greve caso o gestor não receba representantes do Sindicato para tratar sobre o reajuste do Piso do Magistério, entre outros pontos. O gestor esclarece que: 

I.    O prefeito e sua gestão não estão contra o reajuste Piso do Magistério e as progressões de carreira, e afirma que os professores devem ser cada vez mais reconhecidos e valorizados, inclusive nas questões salariais;
II.    Não houve nenhum pedido formal por parte do sindicato em solicitar audiência com o prefeito para iniciarem as negociações em torno do reajuste do Piso do Magistério; 
III.    Por fim, o prefeito e sua equipe se coloca à inteira disposição dos profissionais de Educação para sentarem juntos e iniciarem o diálogo em busca de um denominador comum que favoreça todos os lados. 
Sem mais a esclarecer. 

Itair Martins

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.