Destaque

Professora do Tocantins supera desafios e vence Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa

A professora participou com o "Na simplicidade das memórias".

Por Redação 1.513
Comentários (0)

11/12/2021 11h37 - Atualizado há 2 anos
Professora Rute Santos

A professora Rute da Silva Santos, da Escola Estadual Padre Giuliano Morreti, de Tocantinópolis, foi uma das vencedoras da 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, no gênero Memórias Literárias. O resultado foi divulgado na noite desta sexta-feira (10), durante cerimônia de premiação. 

“É um momento muito especial, estou feliz por ter o meu trabalho reconhecido nacionalmente, uma prática simples, mas feita com muito afeto”, revelou a professora Rute.

Em outra ocasião, a professora falou da sua participação na Olimpíada. “Estar na fase final da Olimpíada de Língua Portuguesa é emocionante, foi um momento de muita alegria ver o meu nome durante a divulgação dos resultados. Sinto o maior prazer em representar a Escola Giuliano Morreti e mostrar um pouco do que realizamos. Eu gosto muito de ler e de escrever. E proporcionar aos alunos essa experiência com a leitura e a escrita é o mais importante no ensino da língua. A leitura e a escrita nos libertam de muitas algemas, inclusive de amarras interiores. Viva o poder que a literatura tem e viva as memórias do nosso povo, recontadas poeticamente”, frisou Rute.

A educadora participou da olimpíada escrevendo os relatos de experiência com o desenvolvimento das tarefas realizadas com os alunos. Ela participou com o texto “Na simplicidade das memórias". Foi um ano com aulas remotas, o que de certa forma dificultou a execução integral das atividades propostas pela equipe da olimpíada.

Milena Martins dos Santos foi uma das alunas que participou das atividades. “Aprendi muito escrevendo os textos. Foi importante ter entrevistado a minha tia Consola Brito, que é uma pessoa legal, gentil, educada e guerreira e uma mulher muito religiosa”, contou.

O estudante Kauã Alves Lima também participou da produção dos textos. “Eu aprendi que relembrar as memórias do passado é importante, pois são momentos únicos e marcantes em nossas vidas. Eu aprendi que devemos praticar boas ações hoje, porque esse momento será parte do nosso passado”, comentou.

A diretora da escola, Iracema Gomes do Nascimento, também comemorou muito, disse que esse resultado significa um novo momento para a Escola Estadual Giuliano Morreti. “Esta conquista representa o reconhecimento do trabalho de toda a equipe, que não mediu esforços para se reinventar nesse momento tão atípico, que foi a realização das aulas de forma remota, pois na época dos envios das evidências para a conclusão das atividades de participação na olimpíada, nós ainda atendíamos de forma 100% remota. Então, as tecnologias foram nossa grande aliada. Toda a equipe da escola se sente vencedora e a professora Rute merece todos os nossos aplausos”, esclareceu Iracema.

A professora Flávia Rodrigues, coordenadora estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, destacou o esforço de todos os professores participantes.

Este é um momento de agradecer essa conquista da professora Rute. Os belíssimos relatos de práticas produzidos foram frutos de um trabalho que só o educador que sonha e acredita pode alcançar. A professora Rute é uma fonte de inspiração para os alunos. Ela deu asas à imaginação e mostrou um universo de possibilidades”, explicou Flávia.

A professora Markes Cristiana Oliveira dos Santos, superintendente de Educação Básica da Seduc, também destacou a conquista. “É gratificante ver o empenho de nossos professores.  Conseguiram transpor  barreiras, num período pandêmico e tão complexo. O resultado mostra quão aguerridos são nossos educadores”, ressaltou.

A olimpíada

A Olimpíada de Língua Portuguesa é uma iniciativa do Itaú Social e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Ação Comunitária (Cenpec), com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). A olimpíada premiou professores nos gêneros literários crônicas, artigo de opinião, memórias literárias e poema.

Professora Rute alunos

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.