Previsão para agosto

Quase mil professores de Araguaína já se preparam para retorno das aulas presenciais

O retorno das aulas presenciais está sendo definido pela Secretaria Municipal de Educação.

Por Redação 3.616
Comentários (0)

08/07/2020 17h24 - Atualizado há 3 anos
Para garantir o retorno seguro às aulas, os servidores estão recebendo orientações específicas

A Secretaria da Educação de Araguaína deu início a um novo método de capacitação para os servidores da Rede Municipal de Ensino durante o período de pandemia da covid-19. Por meio de transmissões ao vivo, quase mil professores, coordenadores pedagógicos, gestores das unidades de ensino e técnicos da área pedagógica da secretaria estão participando de um trabalho de formação continuada.

Para o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, o processo de preparo dos professores e servidores municipais é extremamente importante para a adequação da cidade a essa nova realidade.  

Retorno gradativo

A primeira transmissão ao vivo foi feita pela plataforma do YouTube e teve como principal objetivo preparar os profissionais da Educação para o retorno gradativo das aulas presenciais que está sendo definido pelo Município. Além disso, novos encontros online estão previstos para as próximas semanas.

“A intenção é inicialmente retomar as aulas da Rede Municipal de Ensino em escolas da zona rural, no modelo semipresencial e com o material especial que foi elaborado para atividades em casa, evitando assim a aglomeração dos 495 alunos nas 13 escolas", explicou o superintendente municipal da educação, Railon Borges.

Borges ainda acrescentou que o retorno das demais escolas e creches municipais está previsto para o mês de agosto.

Protocolos de segurança

Atualmente, mais de 21 mil estudantes estão matriculados em 79 escolas e creches da Rede Pública de Ensino Municipal. Para garantir o retorno seguro às aulas, os servidores estão recebendo orientações específicas, seguindo um protocolo de segurança criado pelo Município, que inclui medidas como o distanciamento de 1,5 m entre as carteiras e o uso de máscara por todos.

Ensino à distância

Desde o dia 17 de junho, a Prefeitura de Araguaína iniciou uma proposta de ensino remoto que utiliza atividades não-presenciais por meio do Portal do Aluno, que pode ser acessado no site da Prefeitura ou pelo aplicativo de celular. Além da plataforma online, o material didático também pode ser retirado na escola a cada 15 dias.

Durante esta primeira transmissão, também foi discutida a eficiência do ensino remoto que deve continuar sendo utilizado. Neste sistema, os professores participam de todo o processo de aprendizagem realizado em casa, orientando os pais e responsáveis na aplicação das atividades e avaliando as tarefas após o retorno das aulas presenciais com a revisão de cada conteúdo, caso seja necessário.

(Felipe Maranhão)

O ensino remoto deve continuar sendo utilizado.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.