Saúde

Com quase 300 cirurgias já realizadas, programa Araguaína Cuida irá atender novas especialidades

Em breve, serão oferecidos procedimentos ortopédicos, urológicos e em otorrinolaringologia.

Por Redação
Comentários (0)

12/03/2024 10h44 - Atualizado há 1 mês
Nessa primeira etapa, o programa atenderá gratuitamente 600 pacientes em cirurgias

Notícias do Tocantins - Desde que foi iniciado, no dia 6 de novembro de 2023, o programa Araguaína Cuida já alcançou 280 moradores com cirurgias de laqueadura, vasectomia, procedimentos cirúrgicos gerais e ginecológicos. Entre os beneficiados está o mototaxista Júlio César Milhomem, que foi diagnosticado com uma hérnia umbilical e passou pelo procedimento. Ele elogiou a agilidade e qualidade dos cuidados oferecidos pelos profissionais do programa.

“Eu achei que ia ser muito demorado, mas não, foi questão de fazer os exames, mostrar para a médica e fazer o encaminhamento para o ambulatório. As coisas fluíram e 30 dias depois já estou em casa”, disse Júlio.

Na última semana, o prefeito Wagner Rodrigues fez mais uma visita aos pacientes do Araguaína Cuida. Ele destacou que, em breve, o programa vai abranger novas especialidades. “Estamos expandindo gradativamente os serviços e logo iremos ofertar mais vagas para procedimentos ortopédicos, urológicos e também em otorrinolaringologia”.

Programa aprovado

Durante uma conversa com o prefeito Wagner, a professora de Língua Portuguesa, Catiane Pereira, compartilhou como o Araguaína Cuida lhe permitiu voltar às suas atividades pessoais e profissionais normalmente. “Sou grata em ser uma das pessoas contempladas por esse programa, que retirou as pedras da vesícula, que atrapalhavam a minha vida”, disse.

O lavrador Marcélio Alves do Santos passou por uma cirurgia de retirada de vesícula e disse que se sente aliviado. “Foi uma cirurgia rápida e finalmente retirou a dor constante que eu sentia”, comentou.

Como funciona

Os pacientes que precisam passar pelas cirurgias são selecionados a partir da lista de espera da regulação, levando em consideração o tempo de espera e o estado de saúde individual. Após o atendimento de todos os pacientes na fila inicial, as cirurgias continuarão conforme os encaminhamentos das Unidades Básicas de Saúde (UBS), respeitando a ordem de chegada das consultas.

A secretária da Saúde, Ana Paula Abadia, ressaltou que a cidade está evoluindo cada dia mais para gerar bem-estar aos cidadãos. “A Saúde é e sempre será uma prioridade para a gestão e o Araguaína Cuida é a demonstração prática e real do que nós estamos fazendo no município”.

O Programa Araguaína Cuida é custeado com emenda parlamentar de R$ 3,5 milhões do senador Irajá, repassada via Ministério da Saúde em convênio de serviços MAC (Média e Alta Complexidade). Nessa primeira etapa, o programa atenderá gratuitamente 600 pacientes em cirurgias de laqueadura, vasectomia, cirurgias gerais, ginecológicas, consultas pré e pós-operatórias e exames específicos.

Os pacientes que precisam passar pelas cirurgias são selecionados a partir da lista de espera da regulação
Sou grata em ser uma das pessoas contempladas por esse programa, disse Catiane Pereira

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.