Sudeste

Projeto para mineração de ouro deve contratar mais 300 pessoas, diz prefeito de Arraias

Já foram criados cerca de 400 postos de trabalhos diretos, segundo gestor.

Por Redação 1.397
Comentários (0)

20/06/2022 07h47 - Atualizado há 2 anos
Projeto é desenvolvido por uma mineradora canadense

O presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto), Mauro Mota, visitou na última sexta-feira (17) o empreendimento Aura Minerals, localizado no município de Almas, sudeste do estado. O projeto para mineração de ouro está na fase de implantação e teve pedra fundamental lançada em dezembro de 2021.

Durante a visita, o presidente da Agência ressaltou que o objetivo do governo é trazer crescimento para o Estado e que a Ameto vai somar fomentando o desenvolvimento da mineração com segurança tanto às empresas quanto a população. “A mineração é uma atividade estratégica, pois atrai investimentos e promove o desenvolvimento econômico e a presença da Aura em Almas mostra o potencial que o Tocantins tem nesse setor”, disse.  

O prefeito da cidade, Wagner Nepomuceno (Vaguinho), falou sobre a importância da Mineradora no município e a criação de trabalhos para a população local. “Cerca de 400 postos de trabalhos diretos já foram criados até o momento na fase de construção do empreendimento e, em breve, mais 300 pessoas serão empregadas”, destacou.  

Mota destacou que a Ameto, enquanto Agência, tem o desafio de buscar a implantação de cursos técnicos e tecnólogos para atender as demandas de trabalho do estado. “Eu acredito que se nós não cuidarmos de quem está aqui ansioso para entrar no mercado de trabalho, nós teremos que trazer mão de obra de outro estado para cá, e esse não é objetivo, pretendemos atender aos interesses da nossa população”, afirmou. 

Uma comitiva de representantes do Governo também fez parte da visitação, composta pelo o presidente da Junta Comercial (Jucetins), José Aníbal, o diretor da Secretaria da Indústria, Comercio e Serviços (SICS), Carlos Carneiro, o diretor de aquicultura da Secretaria da Agricultura (Seagro), Alexandre Godinho e o diretor do Sistema Nacional de Emprego de Palmas (Sine), ex-vereador Alberto Gordo, o diretor de geologia e mineração da Ameto, Otton Nunes Pinheiro, o ex-prefeito de Almas, Goianyr Barbosa, a presidente da Câmara dos vereadores de Almas, Karla Taianna, além de vereadores e o vice-prefeito de Almas Rainerival. 

A empresa 

A Aura é uma mineradora com origem no Canadá e gestão brasileira, que desenvolve e opera projetos de ouro e cobre nas Américas. Os ativos produtores da Aura incluem a mina de ouro de San Andres em Honduras, a mina de ouro Ernesto/Pau-a-Pique no Brasil, a mina de cobre, ouro e prata de Aranzazu no México e a mina de ouro de Gold Road nos Estados Unidos. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.