Logística reversa

Ponto de coleta recolhe quase 15 toneladas de eletrônicos e eletrodomésticos velhos em Araguaína

Recolhimento dos equipamentos faz parte da cadeia de logística reversa.

Por Redação 534
Comentários (0)

26/07/2023 16h22 - Atualizado há 9 meses
Em maio, uma grande mobilização de entrega voluntária foi realizada na Via Lago

Você sabia que um aparelho de celular que não funciona mais e que não tem conserto pode ser 80% reciclado? Assim como este equipamento, outros eletrônicos e eletrodomésticos, como computadores, microondas, liquidificadores e carregadores, por exemplo, podem ser reaproveitados ou devidamente descartados para evitar agressões ao meio ambiente. 

Por isso, desde maio a Prefeitura de Araguaína firmou uma parceria com a ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos) para iniciar a logística reversa dos materiais e criar os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) dos equipamentos na cidade. 

O primeiro deles está instalado na empresa MetalSul, no Setor Sonhos Dourados. Segundo o proprietário, Sóstenes Bandeira, o movimento em julho diminuiu por causa das férias e praias, mas o quantitativo de equipamentos entregues já é significativo e em breve será recolhido pela ABREE. 

“De lá para cá, conseguimos acumular cerca de 15 toneladas. Estamos melhorando nossa estrutura física para acomodar melhor o material coletado e ampliar nossa capacidade de recebimento”, destaca Sóstenes. 

Cidade responsável 

Araguaína possui o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que fornece as diretrizes para o descarte correto e logística reversa de materiais com alto potencial de poluição ambiental, por causa dos produtos químicos contidos na composição dos equipamentos. 

“Quando jogados na natureza, as substâncias contaminam o solo e lençóis freáticos, prejudicam a fauna, a flora e impactam negativamente na saúde humana. Por isso, pedimos a colaboração da população para que façam a destinação correta desses objetos e, assim, possam contribuir para o desenvolvimento sustentável, poupando os impactos ao meio ambiente”, destacou o secretário Joaquim Quinta Neto. 

Materiais descartados

Onde ficam os pontos de coleta? 

A entrega dos equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos é voluntária e pode ser feita em dois pontos de coleta na cidade: na Metalsul, localizada na Rua Aquarela Musical, nº 153, no Parque dos Sonhos Dourados; e na Loja Vivo, que fica na Rua 19 de Novembro, nº 29, no Centro. 

Os locais estão recebendo materiais, como computadores, celulares, carregadores, fones de ouvido, teclados, mouses, televisores, liquidificadores, secadores, microondas, entre outros. 

Respeito ao meio ambiente 

Para a ABREE, a união de forças no Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da cidade é fundamental para a preservação do meio ambiente e criação de uma nova cultura de reciclagem em Araguaína. 

"Um dos maiores ganhos dessa ação é justamente informar cada vez mais a população sobre o descarte ambientalmente correto de resíduos eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Temos excelentes expectativas em relação aos resultados dessa parceria”, diz a gerente de Relações Institucionais da ABREE, Helen Brito.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.