Empreendedorismo

Prefeitura e empresários debatem estratégias para incentivar abertura de startups em Araguaína

Encontro teve a participação do deputado federal Tiago Dimas.

Por Redação
Comentários (0)

19/02/2020 08h27 - Atualizado há 4 anos
Reunião no Sebrae

Há seis meses o advogado Vinicius Lima teve a ideia de iniciar um projeto de startup que oferecesse atendimento jurídico para microempreendedores. O objetivo é auxiliar os futuros clientes a fugir da inadimplência.

Ele estava presente no encontro realizado no auditório do Sebrae de Araguaína, nessa segunda-feira (17), que reuniu donos de projetos desse modelo de negócio, além de empresários de vários outros segmentos.

O objetivo do encontro foi discutir estratégias para incentivar o crescimento das startups no município com o vice-presidente da Comissão Especial das Startups da Câmara, o deputado federal Tiago Dimas.

Queremos ouvir cada empresário sobre o que pode ser acrescentando na Legislação que trata dessas empresas e, assim, alcançarmos resultados positivos, aumentando a abertura de novas startups na Região Norte do País, e o Tocantins não pode ficar de fora”, disse o deputado.

Oportunidades

O nosso intuito inicial é educar o pequeno empresário mostrando formas de combater a inadimplência em seu negócio. Outro ponto que irá diferenciar nosso projeto será o de oferecer oportunidade para que o empreendedor abra sua empresa sem a presença física de um advogado”, explicou Vinicius.

Em Araguaína, esse é o primeiro projeto de startup no seguimento jurídico e está em fase de desenvolvimento e de acompanhamento pelo Serviço Brasileiro de Atendimento as Empresas (Sebrae/TO).

Números

Atualmente, segundo números do Sebrae, Araguaína conta com uma média de 40 projetos em fase de teste e implantação e seguem acompanhados por meio de um programa do órgão, que dá o suporte necessário para o desenvolvimento do modelo de negócio.

De acordo com o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico do Município, Hélter Dantas, a expectativa é de que esse número cresça ainda mais e que novos debates sobre o avanço desse segmento possam ser realizados.

Araguaína é um celeiro para as startups, afinal, é uma cidade que está em franco crescimento, com um mercado de 1 milhão de consumidores que abrange também pessoas de outras regiões. Temos as faculdades que incentivam o empreendedorismo e que motivam a abertura de novos empreendimentos que trazem ideias inovadoras e tecnológicas, como é o caso desse modelo de negócio”, afirmou.

Saiba mais

A startup é uma ideia de empresa ou uma empresa nascente voltada à tecnologia e inovação que tenha como objetivo desenvolver e aprimorar um modelo de negócio. Elas têm capacidade de desenvolver produto ou serviço inovador. 

A resposta de mercado determina o sucesso da startup, logo, o foco principal é buscar soluções de problemas do cliente e criar uma ideia inovadora que ainda não foi utilizada pelo mercado.

(Adriana Santana)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.