Covid-19

Saúde investiga se há contágio comunitário do coronavírus em Palmas após o 16º caso positivo

Na transmissão comunitária não é possível traçar o histórico epidemiológico do paciente.

Por Nielcem Fernandes 885
Comentários (0)

13/04/2020 14h55 - Atualizado há 4 anos
A maioria dos casos confirmados na capital foram registrados na região central da cidade

Após a confirmação do 16° caso de coronavírus em Palmas, neste domingo (12), a Secretaria Municipal de Saúde está investigando se já existe transmissão comunitária da doença na capital.

A hipótese foi levantada devido ao novo paciente não possuir histórico de viagem e ou contato com outros pessoas contaminadas no Estado, ou seja, ele não sabe como contraiu a doença. Caso confirmada suspeita, esse será o primeiro caso de transmissão comunitária da covid-19 no Tocantins.

O Tocantins tem 26 casos do novo coronavírus: 16 em Palmas, 6 em Araguaína, 1 em Gurupi, 1 em Dianópolis e 1 em Cariri do Tocantins.

Transmissão local, comunitária ou sustentada? Você sabe qual a diferença?

Diante da pandemia do novo coronavírus e do seu elevado poder de contágio, especialistas têm alertado para os diferentes níveis de transmissão do vírus em todo planeta.

Transmissão Local

No Tocantins, sabe-se que o coronavírus foi “importado” para o Estado, ou seja, os primeiros pacientes foram contaminados durante viagens e trouxeram o vírus para cá. Aqui, estes pacientes, tiveram contato com outras pessoas e disseminaram o vírus. Neste caso, é possível identificar o histórico epidemiológico do paciente e determinar como se deu a contaminação e rastrear os possíveis novos casos da doença.

Transmissão Comunitária ou Sustentada

A transmissão comunitária ou sustentada é considerada mais alarmante, uma vez que, neste caso, a transmissão do vírus pode ser feita ao mesmo tempo por várias fontes não identificadas e que não possuem histórico de viagens ou de contado com pacientes contaminados. Esse tipo de transmissão resulta no aumento drástico de casos de contágio e dificulta o combate, já que acontece de forma indiscriminada e de origem desconhecida.

Medidas

A diretora de Vigilância em Saúde de Palmas, Marta Malheiros, afirmou que caso a transmissão comunitária se confirme, medidas de contenção de transmissão do coronavírus como o distanciamento social e reforço nos hábitos de higiene pessoal se tornam ainda mais imprescindíveis.

Diante da possibilidade da transmissão comunitária na capital, novas medidas podem ser adotadas pela administração municipal no intuito de conter o avanço da transmissão, afetando ainda mais a economia da cidade e do Estado com um todo.

Confira a evolução dos casos acumulados no Estado

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.