Nova reunião

Shows devem ser liberados em Araguaína com exigência do cartão de vacina na portaria

Há dois shows anunciados para o próximo mês na cidade.

Por Redação 1.088
Comentários (0)

29/09/2021 09h43 - Atualizado há 2 anos
Prefeito com o procurador do Município e a secretária de Saúde.

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, se reuniu nesta terça-feira (28), com representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, prefeitos da região e empresários do ramo de eventos para discutir a possibilidade de liberação de shows, abertura de parques, feiras e ampliação do horário de funcionamento de bares e restaurantes na cidade.

De acordo com o prefeito, essa possibilidade de flexibilização ocorre diante da grande redução no número de novos casos de covid-19 e o baixo número de casos ativos. O último relatório da Secretaria da Saúde de Araguaína apontou apenas seis casos ativos no município e uma ocupação de 33% dos leitos de UTI e 4% dos leitos clínicos.

Há dois shows anunciados para o próximo mês em Araguaína com os cantores Washington Brasileiro e João Gomes.

VEJA MAIS

Shows e eventos

Um dos temas discutidos durante a reunião foi a realização de shows e eventos com grande concentração de pessoas. Para que isso possa ocorrer, a proposta do município é a cobrança do comprovante de vacinação contra a covid-19 para a entrada dos participantes, sugestão que também foi apoiada pelo Ministério Público.

“Araguaína está de parabéns pelo trabalho realizado até aqui e nós apoiamos a posição do Município de exigir o comprovante de vacinação, se um indivíduo não se vacinar, toda a população está em risco. Nós temos visto que essa experiência em outras cidades que tomaram essas medidas funcionou e podemos aplicar também aqui em Araguaína”, destacou a promotora de justiça Bartira Quinteiro.

“Acredito que as medidas parecem coerentes, visto que estão sendo tomadas com base em critérios técnicos e científicos. Para que possamos voltar à normalidade precisamos que a população conclua o ciclo vacinal e a cobrança da vacina é uma forma de incentivar essa comunidade”, comentou o defensor público Pablo Mendonça Chaer.

Vacinação

Atualmente 88% da população adulta de Araguaína já recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19. Já a segunda dose da vacina foi aplicada em 40% da população adulta. O objetivo da Secretaria Municipal da Saúde é também alcançar um crescimento no número de jovens imunizados.

“A cobrança do comprovante de vacinação na entrada dos eventos é também uma forma de incentivar os jovens a procurar pela vacina e toda a população acaba se beneficiando com isso”, comentou o produtor de eventos Vantuil Junior.

ConecteSUS

Para que haja praticidade durante a apresentação do comprovante de vacinação, a Secretaria da Saúde de Araguaína tem recomendado a utilização do aplicativo ConecteSUS como alternativa para apresentação da carteira de vacinação.

Para ter acesso à carteira de vacinação on-line, basta baixar o aplicativo no celular de forma gratuita e inserir os dados pessoais, como o número de CPF ou da Carteira Nacional de Saúde. O registro também pode ser feito por um computador conectado à internet por meio do site: conectesus-paciente.saude.gov.br.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.