Araguaína

Simulação de acidente com 20 vítimas reúne Samu, Bombeiros, ASTT e acadêmicos

Objetivo é aprimorar o trabalho que já é realizado pelos profissionais.

Por Redação 548
Comentários (0)

21/09/2021 07h38 - Atualizado há 2 anos
Simulação sendo realizada

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Araguaína realizou um trabalho de 12 horas de capacitação em atendimento de acidentes com múltiplas vítimas.

O treinamento foi realizado na última sexta-feira (17) no miniauditório do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos (Unitpac) e tem o objetivo de aprimorar o trabalho que já é realizado pelos profissionais que atuam no serviço de emergência.

Neste ano, a ação também contou com a participação da Agência de Segurança Transporte e Trânsito (ASTT), por meio da Guarda Municipal e agentes de trânsito, e Corpo de Bombeiros.

“Para nós, esse tipo de treinamento é muito importante, ter o contato com as equipes trabalhando ao mesmo tempo, mesmo que em uma simulação nos deixa mais afinados para atuar de forma precisa em uma situação real”, afirmou a agente da Guarda Municipal, Isabella Alves.

Situação real

Além das aulas teóricas que abordam temas como a classificação dos acidentes, triagem das vítimas e controle de riscos, os profissionais também participaram de uma simulação de acidente de trânsito envolvendo múltiplas vítimas. Durante a simulação, os alunos do curso puderam vivenciar uma ocorrência de acidente envolvendo 20 vítimas.

“Aqui nós simulamos uma situação de acidente que pode levar ao desequilíbrio entre os recursos médicos disponíveis e a demanda por atendimento. Os profissionais aprendem a fazer um trabalho de triagem, tratamento e transporte das vítimas conforme grau de prioridade, sendo primeiramente encaminhadas as vítimas mais graves e isso garante tanto a segurança de todos, quanto a execução de um bom trabalho do Samu”, explicou a enfermeira do Samu, Áurea Aldenes.

Aprendizado

Estudantes do curso de medicina do Unitpac participaram da simulação, ajudando a trazer mais realidade ao exercício. Aluno do 9º período e residente de medicina, Rafael Fontes diz que a experiência é importante para a formação acadêmica.

“Tanto participar do curso, quanto ajudar aqui na simulação como uma das vítimas nos faz entender melhor a situação de estresse vivida em um momento como esse. O aprendizado é grande e com certeza nos prepara melhor para situações do dia a dia”, comentou o estudante.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.