Educação

Gestão Cinthia abre diálogo com professores para evitar paralisação na reta final das eleições

De acordo com sindicato, houve avanços na pauta de negociações.

Por Redação 542
Comentários (0)

20/09/2022 12h07 - Atualizado há 1 ano
Assembleia realizada pelo Sintet em Palmas.

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet) disse que o grupo gestor da Prefeitura de Palmas abriu diálogo com a categoria para discutir a pauta de reivindicações. Por isso, a paralisação marcada para esta quarta-feira (21/9) foi suspensa.

O marido da prefeita Cinthia Ribeiro, Eduardo Mantoan, é candidato a deputado estadual pelo PSDB e uma paralisação dos professores na reta final da campanha eleitoral poderia prejudicar o projeto político da família.

Piso Salarial do magistério e sua aplicação na Carreira do Magistério

De acordo com o Sintet, na reunião com a Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Seplag) e o grupo gestor do município de Palmas, a diretoria do sindicato apresentou estudo das receitas do FUNDEB com um superávit de mais de R$ 50 milhões em relação ao ano anterior, e ratificou a necessidade de se efetivar o reajuste de 33,24% na carreira.

A categoria recebeu, até o momento, 15% de reajuste referente às datas-bases: sendo 5% do ano de 2021 e 10% sobre o ano de 2022.

Na reunião com a gestão ficou acordado que o sindicato apresentaria oficialmente sua reivindicação. Na proposta apresentada na quinta-feira, 15 de setembro, o Sintet reivindicou a diferença de 18,24% de reajuste na carreira dos professores, para alcançar os 33,24% do piso nacional.    

Sobre o novo PCCR

A diretoria do Sintet apresentou também a minuta com as modificações propostas pela comissão de estudo e reformulação do novo PCCR (plano de carreira). O documento ainda é apenas uma minuta de negociação interna entre a gestão e o sindicato.

O documento foi analisado coletivamente e debatido item por item e agora seguirá para o trâmite interno da gestão municipal.

Após análise da gestão, a minuta será encaminhada para a Câmara de Vereadores como projeto de lei, quando estará apto para divulgação. “Na avaliação da categoria, o documento apresenta muitos avanços pelos quais lutamos há muitos anos, sem dúvida será uma conquista. E alguns pontos que não conseguimos ainda resolver e agora precisamos unir a categoria e continuar na negociação e diálogo com a Gestão além do legislativo para avançarmos ainda mais e impedir retrocessos”, disse o presidente do Sintet Regional de Palmas, Fábio Lopes.

Concurso Público

Sobre a pauta, a gestão se comprometeu a realizar o certame no primeiro semestre de 2023 e o sindicato solicitou que seja publicado um cronograma com as ações e as datas previstas para a realização do concurso.

Déficit de servidores

O sindicato ainda apresentou o levantamento do déficit de profissionais nas escolas, bem como a necessidade de imediata solução do problema. A gestão disse reconhecer o problema e prometeu que nos próximos dias serão solucionados todos os déficits.  

Gestão democrática | Eleição de diretores

A gestão afirmou que já apresentou o projeto de lei para eleição de diretores como iniciativa do Poder Executivo e que a partir de agora a responsabilidade é da Câmara de Vereadores.

A diretoria do Sintet está tentando contato com a presidência da Câmara de Vereadores de Palmas para cobrar a resolução do impasse e para que o projeto se torne lei o quanto antes”, disse o presidente.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.