Juventude se manifesta

Movimentos sociais vão às ruas denunciar aumento da violência nas periferias de Palmas

Composta por diversos movimentos, Marcha vai às ruas de Palmas em defesa da juventude que vive nas periferias.

Por Nilo Almeida
Comentários (0)

18/12/2020 19h23 - Atualizado há 3 anos
Movimentos se unem na realização de ato na Capital.

Entidades da sociedade civil como o Movimento Negro e movimentos culturais realizam neste sábado (19) a Marcha em Defesa da Vida (@marchaemdefesadavida), em Palmas, com concentração às 17h00 na Estação Xerente, que fica no Aureny III.

Segundo a organização, o objetivo é chamar a atenção do poder público para o crescimento da violência nas periferias da Capital, e a urgência do fortalecimento e ampliação de políticas públicas para juventude periférica palmense.

Movimentos locais como Enegrecer, Quizomba, Marcha Mundial das Mulheres, Frente Nacional das mulheres do Hip Hop e o Conselho de Igualdade Social do Tocantins estão à frente da Marcha.

#PERIFERIAPEDEPAZ

Moradores das periferias palmenses, instituições públicas e movimentos sociais se somam na articulação da Marcha em Defesa da Vida, movimento que se compôs para “pedir paz em todas as quebradas”.

Itria Corrêa, que integra (dentre outros movimentos) o Enegrecer (@enegrecer) e está à frente da organização da Marcha, argumenta que o Movimento Negro precisa ir às ruas, dizer à sociedade que as vidas negras e periféricas importam, e que possuem um significado, simbolizam resistência.

Queremos apontar a responsabilidade, direta e indireta, do poder público pelas mortes precoces de jovens da periferia, sobretudo as ocasionadas pela violência institucional ou estrutural” diz a integrante do Enegrecer.

Para Itria “a periferia sofre ataques diários, e está cansada de sangrar”. A militante argumenta: “Mães que perdem seus filhos, jovens que perdem seus amigos, meninos que perdem suas vidas antes mesmo de começá-las. Precisamos nos unir em luta e quebrar o silêncio diante as nossas mortes”.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.