A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o aumento de 13,79 da energia elétrica no Tocantins, no entanto, o Estado de São Paulo terá desconto de 8% na tarifa. O deputado Valdemar Júnior (PMDB) questionou o fato durante sessão na Assembleia na última quarta-feira (29/06). O parlamentar destacou que o Tocantins terá o aumento na tarifa mesmo sendo grande produtor de energia.
“Não podemos aceitar que os Estados do Norte, grandes produtores de energia, paguem mais caro do que os Estados praticamente consumidores”, criticou. O acréscimo terá validade já a partir da próxima segunda-feira (04/07), sendo 13,79% para os consumidores residenciais e 9,99% para a indústria.
Investigação Na mesma linha, Ricardo Ayres (PSB) anunciou a apresentação de um requerimento pedindo urgência ao Ministério Público Federal (MPF) na investigação do mais novo aumento permitido pela Agência Nacional.
Aumento na tarifa Essa foi a quarta revisão tarifária periódica da Energisa Tocantins, que vai entrar em vigorar a partir de 4 de julho de 2016. A empresa atende 570 mil unidades consumidoras no Estado. A Energisa havia solicitado um aumento de 17,15% na conta dos consumidores residenciais (B1) e de 14,1% para as indústrias. Segundo a Aneel, a revisão tarifária está prevista nos contratos de concessão e tem por objetivo obter o equilíbrio das tarifas com base na remuneração dos investimentos das empresas voltados para a prestação dos serviços de distribuição e a cobertura de despesas efetivamente reconhecidas pela agência.
(Com informações Ascom - AL).