Aflição

Idoso tocantinense faz hemodiálise em Brasília por falta de vaga na rede pública em Araguaína

A família vem lutando para conseguir uma vaga para o tratamento em Araguaína.

Por Márcia Costa 1.262
Comentários (0)

24/07/2020 09h35 - Atualizado há 3 anos
O idoso é morador de Nova Olinda, a 50 km de Araguaína

Morador da cidade de Nova Olinda, norte do Tocantins, o idoso Pedro Paulo Pereira da Silva, de 62 anos, está passando por momentos difíceis em Brasília na luta pela própria vida.

Pedro Paulo passou por um transplante de fígado há 5 anos, por causa de uma hepatite C, e agora também depende de hemodiálise devido a problemas nos rins. Ele só conseguiu tratamento na rede pública de saúde na capital federal, onde está se virando sozinho.

Enquanto isso, no Tocantins, a família luta para conseguir uma vaga para o procedimento de hemodiálise na Clínica Renal Center, em Araguaína.

“A cada três meses meu pai vai para Brasília fazer exames de acompanhamento do transplante, e ainda toma remédios para o tratamento contra a hepatite. Recentemente ele descobriu que os rins não estavam mais funcionando e precisou ficar internado por vários dias no hospital. Depois de receber alta, arrumaram um quartinho para ele, onde vive sozinho, com a saúde debilitada e passando necessidades”, disse Juciléia Sousa Silva, filha.

O idoso está ficando na cidade de Valparaíso (GO), no entorno do DF, e precisa pegar ônibus três vezes na semana para se deslocar até o Hospital de Base, em Brasília, onde faz a hemodiálise. Para piorar, o Governo do Tocantins ainda teria cortado o benefício de ajuda de custo e a família não tem condições de mantê-lo nem de enviar alguém para acompanhá-lo.

“Está tudo muito difícil. Meu pai vive em um cômodo, sozinho, com 1 fogão e 1 colchão. Não consegue fazer a própria comida. Ele está muito fraco. Precisamos trazê-lo para Araguaína para ficar perto da família, é um direito dele”, clamou a filha.

Eles chegaram a conseguir uma vaga na clínica de Araguaína, mas depois foi negada porque a unidade de saúde não teria convênio com o Governo do Tocantins, via SUS, para atender pacientes com hepatite.

A família já recorreu até ao Ministério Público Estadual e aguarda uma solução.

O QUE DIZ A SAÚDE

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) explicou, em nota, que a solicitação de regulação do paciente Pedro Paulo Pereira da Silva estava incompleta, não constando a informação que o mesmo é portador de Hepatite, mas já foi solicitada a correção de município para que o paciente seja regulado e atendido no Instituto de Doenças Renais do Tocantins (IDRT).

A Secretaria informou ainda que as máquinas para atendimento de pacientes com sorologia positiva, seja para Hepatites ou HIV, já foram credenciadas pelo IDRT.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.