Pacientes terão acesso a consultas médicas e realização dos principais exames de rotina.
Com o tema “Homem, saúde é vida! Cuide-se de novembro a novembro”, a Secretaria da Saúde de Araguaína realiza dos dias 9 a 30 uma programação especial dedicada aos homens com mais de 40 anos.
A programação faz parte da Campanha Novembro Azul e traz como novidade o atendimento noturno nas UBS (unidades básicas de saúde).
“Mais uma campanha sendo realizada em prol da nossa população, onde no mês de novembro a atenção é voltada à saúde dos homens. O diferencial é que durante o mês de novembro, além do atendimento normal, as UBS ficarão abertas até as 21 horas nas quartas-feiras”, enfatizou a secretária da Saúde, Ana Paula Abadia.
Nas UBS, os pacientes terão acesso a consultas médicas, consultas de enfermagem e realização dos principais exames de rotina. A Saúde também disponibiliza aos homens o PSA, que é um exame de sangue utilizado como "check-up", principalmente para diagnosticar o câncer de próstata, antes mesmo do aparecimento dos sintomas.
Programação especial
Na campanha deste ano, o início dos atendimentos será nesta quarta-feira, 9. Visando intensificar ainda mais a ação Novembro Azul, também será realizado o dia ‘D’ em cada unidade. Além do atendimento, os pacientes também vão participar de palestras orientativas sobre prevenção e cuidados para terem uma vida mais saudável.
Novembro Azul
O movimento Novembro Azul teve início em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, com ênfase na prevenção do câncer de próstata.
Sobre a doença
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), de acordo com dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer). O tipo mais frequente da doença entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele, ocorrendo geralmente em homens mais velhos com mais de 65 anos.
Ainda conforme o Inca, em 2018 e 2019, foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes por ano em decorrência da doença no Brasil, o que representa 42 homens morrendo por dia em decorrência da doença e aproximadamente 3 milhões vivendo com ela.
“A melhor forma de possibilitar a cura do câncer de próstata é com o diagnóstico precoce. Por isso, convidamos toda a população masculina com mais de 40 anos para participarem da campanha e colocar a saúde em dia”, convidou a coordenadora do Ciclos de Vida, Littza Clayenne.