Animal silvestre

Veado-mateiro é flagrado dentro de cidade, resgatado e fica em quarentena no Tocantins

Animal é macho, adulto, humanizado e portador de ectoparasitas.

Por Redação
Comentários (0)

06/05/2021 15h56 - Atualizado há 2 anos
Veado-mateiro resgatado

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) recebeu no Centro de Fauna do Tocantins (Cefau), nesta quinta-feira (06), um veado-mateiro que foi resgatado pela equipe do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetras) no município de Paraíso.

A operação de resgate foi realizada após denúncia popular com a indicação da presença do animal silvestre dentro de um loteamento residencial.

De acordo com informações do técnico do Cefau, Gabriel Campos, ao chegar no local, a equipe visualizou o animal no lote e realizou o manejo de captura. “Em seguida, o animal foi encaminhado para o Cetras, onde identificamos que esse veado-mateiro é um animal macho, adulto, humanizado e portador de ectoparasitas [ou parasitas externos, que se instalam fora do corpo do hospedeiro, como piolhos, ácaro vermelho, pulgas, carrapatos, entre outros; e geralmente se alimentam do sangue]. Então, após a avaliação, medicação e ambientação, colocamos o animal em quarentena para posterior entrada no plantel”, relata o técnico.

“Sempre que for encontrado algum animal silvestre, é importante solicitar o apoio de órgãos ambientais para realizar o resgate. São animais selvagens e, às vezes, perigosos para o ser humano, sendo necessário conhecimento e prática para não causar ferimentos no animal, resguardando sua saúde”, recomenda Daniel Albernaz, coordenador do Cetras.

“Os animais resgatados no nosso estado são encaminhados para o Cefau/Cetras, onde recebem os primeiros atendimentos, passam por triagem e posteriormente são reabilitados e reintroduzidos na natureza”, conclui Daniel Albernaz.

 

 

O resgate de animal silvestre deve ser solicitado a um órgão ambiental
Animal será reintroduzido na natureza posteriormente

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.