Araguaína

Vereador critica lockdown e diz que briga entre Dimas e Carlesse não interessa à população

O parlamentar afirmou que o isolamento social tem destruído a economia.

Por Márcia Costa 2.055
Comentários (0)

19/05/2020 18h00 - Atualizado há 3 anos
Divino questionou a eficácia dos decretos

Os decretos do Governo do Estado e Prefeitura de Araguaína que determinam o fechamento do comércio, como medida de prevenção ao coronavírus, foram alvos de críticas na Câmara de Vereadores durante a sessão desta segunda-feira (18).

O vereador Divino Bethânia Júnior, o principal crítico do lockdown, afirmou que o isolamento social está destruindo a economia e não evita a contaminação pela covid-19.

"Não vi em nenhum momento nenhuma autoridade do Ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde ou da Secretaria Estadual da Saúde do Tocantins dizer que o isolamento social evita o contágio do vírus. O isolamento serve apenas para achatar a curva, ou seja, para não nos contaminarmos de uma só vez", disse.  

Por outro lado, o vereador ressaltou que a paralisação do comércio também acarretará prejuízos aos cofres públicos e, consequentemente, ao sistema de saúde e segurança pública, já que as empresas deixaram de faturar e de pagar impostos.

"O que temos na saúde é pago com o dinheiro dos impostos. O dinheiro que vem do comércio. Parar isso é matar o sistema público de saúde, matar a segurança pública, é ter viatura e não ter gasolina para andar, é ter policial e não ter condições de pagar o salário", disparou.

O decreto de lockdown determina o fechamento total de todas as atividades e serviços não essenciais e também proíbe a circulação de veículos e pessoas em 35 municípios tocantinenses, incluindo Araguaína. A medida estará em vigor até as 18h do próximo sábado (23).  

BRIGA ENTRE PREFEITO E GOVERNADOR

O vereador também comentou sobre as recentes farpas trocadas entre o prefeito Ronaldo Dimas (PSDB) e o governador Mauro Carlesse (DEM).

Dimas vem cobrando insistentemente mais ações do Governo do Estado no enfrentamento da pandemia e disse durante uma live que “enquanto a cigarra canta [Governo], as formigas trabalham [prefeituras]”. O Governo reagiu chamando o prefeito até de “mentiroso”.

"Parece que falta comunicação entre Governo do Estado e o prefeito de Araguaína. O governo toma decisões onde a prefeitura já tomou. Até onde eu sei, o governador do Estado dizia que o prefeito de Araguaína era o melhor do Tocantins, e o prefeito de Araguaína defendia a eleição de Carlesse para trazer estabilidade ao estado.  Aí passou a eleição e começaram a brigar? A população não tem nada a ver com essa briga ou se o governador e o prefeito deixaram de ser amigos. Tem que respeitar a constitucionalidade. Qual ajuda que o Governo tem dado para implantação de mais leitos em Araguaína? É fácil e cômodo falar para o empresário ficar em casa. É um discurso lacrativo, e não lucrativo", disse.

Araguaína contabiliza 700 casos de covid-19 e oito óbitos.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.