POLÊMICA

Vereadores pedem exoneração do secretário da Educação de Gurupi após abertura de inquérito

Secretário Davi Abrantes também é vereador, mas está licenciado do cargo.

Por Eduardo Azevedo 785
Comentários (0)

05/12/2023 13h05 - Atualizado há 5 meses
Vereadores Rodrigo e Débora compartilharam em conjunto vídeo com pedido de exoneração de colega

Os vereadores Débora Ribeiro (PDT) e Rodrigo Ferreira (PODE), de Gurupi, protocolaram nesta segunda-feira (4/12) um pedido de exoneração do secretário Municipal da Educação, Professor Davi Abrantes. O caso foi divulgado por meio de vídeo nas redes sociais, no qual os vereadores explicam os motivos que levaram à solicitação.

O pedido de exoneração, de acordo com os parlamentares, tem como base a abertura de um inquérito pelo Ministério Público do Estado (MPE), no dia 03 de outubro, para investigar a compra de materiais destinados à pasta da Educação. Na gravação, a vereadora Débora afirma que já protocolou o pedido na Câmara de Gurupi. 

"Estamos aqui no protocolo da Câmara Municipal, eu juntamente com o vereador Rodrigo Ferreira, protocolando o pedido da imediata exoneração do senhor secretário de Educação, tendo vários indícios de crimes ali dentro daquela pasta", afirmou Débora.

Rodrigo Ferreira complementou a declaração, expressando a expectativa de que a prefeita Josi Nunes acate o pedido de exoneração. Ele destacou que o objetivo é evitar possíveis interferências nas investigações em curso. "Será benéfico para a nossa Educação, para que ele não venha a atrapalhar as investigações sobre o suposto uso inadequado dos recursos dentro daquela pasta", afirmou o vereador.

Em conversa com a reportagem, Rodrigo explicou que eles submeteram o requerimento à apreciação do plenário na Câmara de Vereadores. Se for aprovado, o pedido será encaminhado para a prefeita Josi Nunes.

Leia o posicionamento do Secretário da Educação Davi Abrantes:
 

Oposição

A reportagem investigou também que os dois vereadores são oposição à gestão de Josi. A Câmara também já teria convocado Davi Abrantes para prestar explicações em sessão plenária, que será realizada nesta quarta-feira (6/12).

Outro ponto é que o secretário tem planos de pedir exoneração do cargo até o final de dezembro, pois é vereador e deve concorrer à reeleição. A prefeita já comunicou aos membros do 1º escalão que aqueles que desejam se candidatar em 2024 devem deixar seus cargos até o fim deste mês.

MPE-TO de olho no Secretário

Conforme documento publicado no Diário Oficial do Ministério Público no dia 27 de novembro, o Promotor de Justiça Marcelo Lima Nunes encaminhou uma recomendação ao secretário municipal de Educação do município para que fosse interrompida imediatamente a divulgação de publicações com teor de autopromoção, tanto nas redes sociais da Pasta quanto em outras páginas oficiais vinculadas à prefeitura na internet.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.