Araguaína

Em última instância, TSE rejeita ação da coligação de Elenil contra Wagner Rodrigues

Wagner foi diplomado prefeito e irá tomar posse em 1º de janeiro.

Por Redação 939
Comentários (0)

15/12/2020 10h04 - Atualizado há 3 anos
Wagner (direita) e Elenil da Penha

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou por unanimidade o recurso especial apresentado pela coligação de Elenil da Penha (MDB) contra a decisão que liberou o registro de candidatura de Wagner Rodrigues (SD) à Prefeitura de Araguaína nas Eleições 2020.

Wagner era chefe de Gabinete da Prefeitura antes das eleições e foi exonerado em 04/06/2020 para poder entrar na disputa eleitoral, mas a coligação de Elenil alegou que ele teria continuado exercendo as funções, o que acarretaria em sua inelegibilidade.

A decisão que liberou o registro de Wagner foi proferida pela juíza Umbelina Lopes Pereira Rodrigues, da 1ª Zona Eleitoral de Araguaína, em outubro.

Ao analisar o recurso, o relator do caso, ministro Sergio Silveira Banhos, afirmou que a coligação não indicou, de forma específica, a existência de dispositivo legal violado pela decisão da juíza nem apontou existir divergência jurisprudencial.

Além disso, o relator considerou que, para alterar o entendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), “seria necessário proceder à nova análise das provas dos autos, providência que não se coaduna com a via estreita do recurso especial”.

“Pelo exposto, voto no sentido de negar provimento ao recurso especial interposto pela Coligação Araguaína É De Todos Nós”, finalizou o ministro Sergio Silveira Banhos.

O voto dele foi seguido por Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, e pelos ministros Luiz Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Luis Felipe Salomão, Mauro Campbell Marques e Tarcisio Vieira de Carvalho Neto.

Eleito

Wagner foi eleito prefeito de Araguaína com 50,87% dos votos válidos, já foi diplomado e irá tomar posse em 1º de janeiro de 2021. 

Elenil obteve 37,25% dos votos e ficou em segundo lugar.  

Veja mais

Wagner Rodrigues é diplomado prefeito de Araguaína durante cerimônia virtual 

Juíza eleitoral rejeita ação de Elenil e libera registro de candidatura de Wagner em Araguaína

Carlos Murad assume Chefia de Gabinete em Araguaína após saída de Wagner Rodrigues

 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.