Tocantins

Educação assina convênio com UFT para oferta de mestrado aos professores da rede estadual

Será ofertado curso de Modelagem Computacional e Tecnologias Educacionais.

Por Redação 1.666
Comentários (0)

31/08/2023 08h25 - Atualizado há 5 meses
Seduc e UFT assinam convênio para a oferta de mestrado aos professores da rede estadual

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) assinou, nesta quarta-feira (30), convênio com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) para a oferta de mestrado, exclusivamente, aos professores da rede estadual de ensino, em parceria com a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto). Serão oferecidas 20 vagas para o curso de Modelagem Computacional e Tecnologias Educacionais.

O convênio foi assinado pelo secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, e o reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, na presença do professor da universidade, Waldecy Rodrigues. O edital com as informações sobre o mestrado está sendo elaborado e será lançado em breve.

Fábio Vaz destacou que a celebração do convênio atende a solicitação da Seduc mediante a necessidade de qualificação dos profissionais da educação que atuam na área tecnológica. “Agradecemos à UFT por atender o nosso pedido e por celebrar esse convênio de formação profissional para nossos professores. O Governo do Estado tem investido na modernização dos espaços educacionais e na distribuição de equipamentos aos professores e estudantes e, agora, com a oferta desse mestrado, direcionado para a tecnologia, vamos avançar, ainda mais, na qualificação dos nossos professores e melhoria da educação”, frisou.

O professor da UFT, Waldecy Rodrigues, destacou que o Tocantins tem se tornado pioneiro nesta área tecnológica e a ideia é oferecer uma formação de alto nível para que os professores se tornem multiplicadores dessa proposta em toda a rede. “O estudante tem que ter acesso aos equipamentos tecnológicos, às melhores práticas pedagógicas associadas à tecnologia, ele precisa entender de inteligência artificial, de robótica, e os nossos professores precisam muito desse conhecimento”, pontuou.

O programa de mestrado é coordenado pelo professor Gentil Veloso Barbosa. Os professores David Nadler Prata e Humberto Xavier de Araújo também integram a equipe do programa.

Modernização tecnológica

A modernização tecnológica no âmbito da educação tem sido prioridade do Governo do Tocantins, com a distribuição de chromebooks aos estudantes, notebooks às equipes diretivas de unidades escolares, computadores para os setores administrativos das escolas e kits de laboratórios (Biologia, Física e Química) para aprimorar o ensino da ciência da natureza, a pesquisa e o pensamento científico.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF Notícias. Todos os direitos reservados.