Ano letivo de 2024

Contratados da Educação devem ocupar as vagas ociosas após a convocação de todos os aprovados

Informação foi divulgada pelo governador e secretário da Educação.

Por Eduardo Azevedo 30.062
Comentários (0)

10/01/2024 08h45 - Atualizado há 3 meses
Há previsão de que novos contratos sejam chamados pelo Governo do Estado

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (REP), afirmou que os professores em regime de contrato temporário serão chamados para ocuparem as vagas ociosas após a convocação de todos os aprovados no concurso da Educação. A informação foi divulgada em um vídeo postado nas redes sociais juntamente com o secretário da Educação, Fábio Vaz, nesta terça-feira (09/01).

“Chamamos a primeira etapa e, de maneira gradativa, nosso secretário está recebendo os novos concursados. Tanto os concursados quantos os nossos alunos [precisam] estar na salas de aulas para darmos andamento ao ano letivo. Então, secretário, você tem toda autonomia com nossa equipe para convocar os concursados. E todos aqueles que trabalhavam de contrato, as vagas que estiverem disponíveis nós vamos chamar após a convocação dos concursados”, afirmou o governador.

O objetivo é garantir que não haja déficit de professores nas escolas no início do ano letivo, previsto para o dia 29 de janeiro.

O anúncio do governador corrobora a informação divulgada anteriormente pelo AF Notícias de que centenas de vagas não foram preenchidas no concurso da Educação. Ainda no vídeo, Wanderlei e Fábio Vaz anunciaram novas convocações de aprovados para as próximas semanas.

Dúvidas e possíveis esclarecimentos

O fato de o candidato aparecer na lista final como aprovado(a) não garante automaticamente a convocação para a posse, pois isso depende diretamente do número de vagas ofertadas.

Um exemplo ilustrativo é o caso de Araguaína: o edital ofertou 25 vagas para o cargo de Orientador Educacional na cidade, mas a lista final de aprovados contém 124 nomes. Por ora, não há previsão para a convocação do cadastro reserva.

Por outro lado, muitas vagas não foram preenchidas nas pequenas cidades do interior. É o caso, por exemplo, de Wanderlândia, que tinha 2 vagas para orientador educacional, mas somente uma pessoa alcançou a nota mínima para garantir a aprovação. 

Essas situações têm gerado expectativas em candidatos do cadastro reserva quanto à possibilidade de serem nomeados para outros municípios. No caso ilustrativo: "Um aprovado em Araguaína poderia assumir a vaga que não foi preenchida em Wanderlândia?" As informações apuradas indicam que não há essa previsão no edital, visto que as vagas foram distribuídas por município. O atual concurso tem prazo de validade de 2 anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Vagas ociosas

A reportagem também apurou que o número de vagas não preenchidas, especialmente em municípios de pequeno e médio porte, pode corresponder a cerca de 35% do total ofertado no concurso. Esse percentual, por dedução lógica, poderia ser ocupado por profissionais contratados até futuras definições do Governo.

O concurso

Aguardado há mais de 14 anos, o concurso ofertou 5.242 vagas para o provimento dos cargos de professor da educação básica, coordenador pedagógico, orientador educacional e professor e coordenador na educação indígena. Atualmente, o salário inicial é de R$ 5.674,35.

O certame contou com um total de 35.986 inscritos e as provas foram realizadas no dia 11 de junho deste ano.  

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.