Tocantins

Governador anuncia novo concurso da PMTO com cerca de 650 vagas para soldados e oficiais

Wanderlei Barbosa determinou celeridade na realização do certame.

Por Redação 4.569
Comentários (0)

17/10/2023 15h46 - Atualizado há 5 meses
Polícia Militar

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, anunciou nesta terça-feira (17) que um novo concurso público da Polícia Militar do Tocantins (PMTO) será realizado e garantiu celeridade em seu processo de elaboração. Quase 1.000 alunos-soldados foram formados no início deste ano.

Wanderlei Barbosa ressaltou a importância da Polícia Militar e a necessidade de fortalecer as forças de segurança para melhor servir à população. "A Polícia Militar é a linha de frente na proteção de nossos cidadãos e na manutenção da ordem pública. Estamos comprometidos em garantir que a corporação tenha o efetivo necessário para cumprir sua missão com excelência", afirmou o governador.

Os candidatos excedentes do último concurso, lançado em 2020, estavam na expectativa de serem convocados pelo governo. Inclusive, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) chegou a emitir parecer favorável ao chamamento, ressaltando que não haveria qualquer ilegalidade.

“[...] uma lei que venha a ampliar o âmbito de aproveitamento de candidatos aptos e que alcançaram notas mínimas não se traduz em ilegalidades que beneficiariam ou inverteriam a aprovação/classificação dos concorrentes [...]”, diz o parecer assinado pelo procurador-geral do Estado, Kledson de Moura Lima. 

Novo concurso

O novo concurso público deve ofertar cerca de 600 vagas para soldados e outras 50 para formação de oficiais. A seleção de novos membros é um passo importante para fortalecer as operações de combate ao crime e garantir a segurança da sociedade tocantinense. 

“A ação é vista como um investimento no futuro da segurança pública do estado, além de reforçar um compromisso com a população, fortalecendo a segurança em todas as cidades do Tocantins”, comentou o chefe do Estado-Maior da PMTO, coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza.

No início do ano, durante a cerimônia de formatura dos novos policiais militares, o governador Wanderlei Barbosa havia anunciado o seu compromisso com o fortalecimento da força policial tocantinense. Durante a formatura de 958 novos alunos-soldados da PMTO, na Praça dos Girassóis, que ocorreu na noite do dia 19 de janeiro, o governador assinou diversos atos, incluindo a autorização para um novo concurso público da corporação.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.