Araguaína

Criado em 1988, Impar prepara seu 1º concurso e edital sairá em breve, diz Prefeitura de Araguaína

MPTO investiga falta de servidores efetivos na autarquia.

Por Redação 3.664
Comentários (0)

24/04/2023 08h50 - Atualizado há 1 ano
Sede do Impar

O Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Araguaína, o Impar, vai abrir concurso público em breve, segundo informações repassadas pela prefeitura ao AF Notícias.

Recentemente, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) instaurou uma investigação para apurar a falta de servidores efetivos na autarquia municipal.

No processo investigativo, o MPTO cita a existência de 20 servidores ocupando cargos em comissão no Impar e apenas 1 efetivo, “com forte indicativo de violação da regra constitucional de acesso ao cargo público mediante concurso”. Paralelamente, o órgão também apura supostas irregularidades no pagamento de vencimentos e gratificações.

Caso as suspeitas seja confirmadas, segundo o MPTO, os responsáveis poderão responder por ato de improbidade administrativa.

Sobre o Impar

O Impar foi criado em 30 de abril de 1988, por meio da Lei 1.808, atendendo ao artigo 37, inciso XIX da Constituição Federal de 1988, estabelecendo o Regime Próprio de Previdência Social para seus servidores públicos, titulares de cargo efetivo.

Consta no portal da autarquia que o Impar atende 2.190 segurados, 384 aposentados e 70 pensionistas.

Veja a nota completa

“A Prefeitura de Araguaína informa que o IMPAR (Instituto de Previdência e Assistência aos Servidores do Município de Araguaína) é uma instituição autônoma (autarquia) e possui um quadro próprio de servidores. Atualmente, o Município fornece apoio ao instituto fornecendo servidores até que o IMPAR dê andamento a um concurso público para provimento de cargos efetivos no órgão. Em breve, um edital será lançado, anunciando o concurso”.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.