Tocantins

Novo concurso do Corpo de Bombeiros vai ofertar 110 vagas; edital será publicado nesta 5ª

Inscrições devem iniciar no dia 21 de dezembro de 2022.

Por Agnaldo Araujo | Conteúdo AF Notícias 2.313
Comentários (0)

14/12/2022 15h50 - Atualizado há 1 ano
Novo concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins

O novo concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBM-TO) ofertará para Alunos-Praças e 10 para o cargo de Cadete. O edital deve ser publicado nesta quinta-feira (15) no Diário Oficial do Estado.

As informações foram divulgadas pelo CBM-TO nesta quarta-feira (14). O Cebraspe - Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção de Promoção de Eventos - foi contrato por R$ 1.444.464,64 e organizará o certame novamente.

A seleção ocorrerá em cinco etapas, sendo prova objetiva e discursiva, prova de capacidade física, avaliação psicológica, avaliação de saúde e investigação social e da vida pregressa.

O período de inscrições para o novo concurso deve iniciar no dia 21 dezembro e se estender até janeiro de 2023. As provas serão aplicadas também no ano que vem pela banca de avaliação Cebraspe.

Para o cargo de Cadete, além de outros requisitos, exige-se diploma de conclusão de curso de graduação em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Para o Aluno-Praça, certificado de conclusão de curso de ensino médio, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo órgão competente.

“Queremos cobrir todo o território e, para isso, precisamos levar a infraestrutura para o Corpo de Bombeiros e mais ainda os profissionais para tal função. Esse concurso será ainda melhor, teremos mais soldados com formação, não só de aluno-praça, mas também com um curso superior. Vamos ter o concurso para oficial também, o que me alegra muito, pois sabemos o quanto o nosso estado ganha, esse concurso é uma realidade”, explicou o governador Wanderlei Barbosa.

 

ÚLTIMO CONCURSO 

O Cebraspe também foi contratado em 2020 por R$ 1.385.659,91 para organizar o último concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins. Foram ofertadas 100 vagas para soldados e 15 para oficiais. 

O concurso foi homologado em novembro de 2021 por Wanderlei Barbosa, que era governador do Tocantins em exercício na época.

A solenidade de formação de 90 novos soldados aconteceu nesta quarta-feira (14/12) no pátio externo do Quartel do Comando Geral dos Bombeiros, em Palmas.

30 anos do Corpo de Bombeiros do Tocantins

No ano de 1992, foi implementado o Corpo de Bombeiros no Estado mais novo do Brasil. A corporação está presente em oito regionais: Dianópolis, Gurupi, Porto Nacional, Palmas, Paraíso, Colinas, Araguaína e Araguatins.

O Corpo de Bombeiros vai inaugurar ainda a nova regional, com o polo na cidade de Guaraí. Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, representa mais um ganho para a população. “Temos compromisso com os tocantinenses, com mais soldados e mais possibilidade de aumentar o atendimento. O crescimento da corporação oferecerá serviço de qualidade para os cidadãos”, disse o coronel Carlos Eduardo Farias.

Certame é organizado pelo Cebraspe

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.