Trânsito

Acidentes envolvendo ciclistas sobem mais de 160% no Tocantins; veja dicas de segurança

O capacete e refletores, apesar da não obrigatoriedade, podem salvar vidas.

Por Redação
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26/01/2022 16h08 - Atualizado há 2 anos
Acidente envolvendo ciclista

O ano de 2021 registrou um aumento de mais de 160% no número de ocorrências relacionadas a acidentes de trânsito envolvendo ciclistas no Tocantins, segundo levantamento da Polícia Militar.

O resultado levou em consideração um comparativo com o ano de 2020, quando a PM esteve presente em 41 acidentes. Já em 2021 foram registrados 109 chamados envolvendo veículos de propulsão humana.

Em relação aos acidentes de trânsito com vítimas fatais envolvendo ciclistas no Estado, a Polícia Militar registrou seis ocorrências em 2021, mesmo número de 2020 .

Em uma dessas ocorrências, registrada em agosto de 2021 na Avenida Perimetral Sul, em Gurupi, um caminhão atropelou uma jovem ciclista ao fazer a conversão à direita. Com a colisão, a vítima teve lesões graves e morreu no local.

Em outubro do ano passado, mais um ciclista perdeu a vida e outro ficou ferido em Araguaína, na rodovia TO-222. De acordo com relato do sobrevivente, os dois ciclistas estavam pegando rabeira em um caminhão que trafegava pela via, quando desequilibraram e caíram. O sobrevivente foi conduzido para o Hospital Regional de Araguaína e o corpo da vítima fatal, que sofreu fratura exposta de crânio, foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).

A Polícia Militar reforçou que manter o trânsito seguro é responsabilidade de todos. No entanto, os ciclistas não podem deixar de lado alguns cuidados individuais, como o uso dos equipamentos de segurança e sinalização.

Policiamento do BPMRED

Orientações

O capacete e refletores, apesar da não obrigatoriedade, podem salvar vidas. Durante a noite, é recomendado que os ciclistas utilizem luzes e vestimentas de cor clara. Para trafegar de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é necessário que as bicicletas estejam em boas condições, principalmente os freios.

A circulação de bikes deve ocorrer, preferencialmente, em ciclovias, ciclofaixas ou acostamento. Em lugares que não possuem as vias específicas, é preciso compartilhar o espaço de forma segura, utilizando sempre o mesmo sentido de direção que os veículos, nunca na contramão de direção.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, os veículos menores possuem precedência sobre os maiores, sendo estes responsáveis pela segurança dos veículos menores que circulam nas vias. Ainda em relação às bicicletas, o motorista é obrigado a manter distância de 1,5 metro da lateral como forma de segurança.

O cuidado dos pais com os filhos também é importante no sentido de orientá-los a circular de maneira segura e jamais pegar carona na traseira de caminhões, uma das causas de óbitos de jovens ciclistas no trânsito.

Com a popularização do esporte com bicicletas, é comum grupos de ciclistas nas rodovias. Para tanto, a Polícia Militar orienta ciclistas individuais ou em grupos a priorizarem rodovias que possuam acostamento, que é um espaço mais seguro para o ciclista se movimentar.

De acordo com o major da PM Geraldo Magela, seguir as instruções de segurança garante a vida. “A Polícia Militar preza pela vida do ciclista, mas é muito importante a utilização de equipamentos de segurança, como capacete e roupas chamativas com pontos de luz ou faixas fluorescentes, transitar sempre pela faixa da direita e, o mais importante, lembrar que os veículos grandes protegem os menores, assim como o ciclista deve proteger o pedestre”, disse.

Nas rodovias estaduais, a Polícia Militar atua por meio do Batalhão Rodoviário e Divisas (BPMRED). Já nos municípios onde não possuem Agências Municipais de Trânsito, o trabalho é feito por meio de convênio com o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN).

A atuação é realizada por meio de operações de caráter preventivo e repressivo com a fiscalização, notificações de trânsito e atendimento de ocorrências.

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