Eleições municipais

TRE-TO lança cartilha para combater notícias falsas, descontextualizadas e sensacionalistas

Cartilha é uma adaptação atualizada do guia feito pelo TSE em 2022.

Por Redação
Comentários (0)

12/09/2024 10h21 - Atualizado há 4 dias
Sessão Plenária do TRE-TO.

Notícias do Tocantins - Em mais uma etapa de combate à disseminação de deepfakes, notícias falsas, descontextualizadas e sensacionalistas, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) lança nesta terça-feira (10/09), o Guia básico de enfrentamento à desinformação.

A cartilha é feita especialmente para ajudar a cidadã e o cidadão a reconhecer, não compartilhar e denunciar qualquer tipo de desinformação sobre o processo eleitoral em suas mais diversas formas.

Nela, a eleitora e o eleitor vão conhecer as definições de desinformação, fake news e deepfakes, entender por que devem ser combatidas e qual o papel da sociedade nisso, aprender como identificar e evitar compartilhar desinformação, além de conferir agências de checagem de informações. 

A cartilha é uma adaptação do guia feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2022, e foi atualizada de acordo com as novas resoluções aprovadas para as Eleições Municipais de 2024. 

Em respeito à sustentabilidade, a cartilha é apenas digital e não será impressa. Clique aqui para acessar o guia no portal do TRE-TO.

Justiça Eleitoral no combate à desinformação

A Justiça Eleitoral do Tocantins segue firme no combate à desinformação. Em 2023, o TRE-TO instituiu a Comissão Permanente de Enfrentamento à Desinformação (CPDE), cujo objetivo é lidar de forma efetiva contra as sucessivas campanhas de descrédito relacionadas ao processo eleitoral nas Eleições 2024. Presidida pela desembargadora Ângela Issa Haonat, a CPDE desenvolve estratégias e ações para combater a propagação de notícias falsas, discursos de ódio e deepfakes que possam interferir nas eleições tocantinenses.

O Tribunal conta ainda com o Plano de Enfrentamento à Desinformação, desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Social, Corporativa e Cerimonial (Ascom), em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e a Central de Atendimento Virtual ao Eleitor (Cave). Esta equipe atua em conjunto no atendimento às demandas e checagem de fatos, em contato permanente com a Comunicação do TSE, com um trabalho preventivo e proativo.

Em junho, o TRE-TO formalizou assinatura de Termo de Cooperação com instituições públicas, meios de comunicação e representantes da sociedade civil, também para aprimorar a luta contra a desinformação, garantindo assim ainda mais integridade ao processo eleitoral, fortalecendo a democracia e a cidadania no Tocantins.

Entre julho e agosto, equipes especialistas da Justiça Eleitoral do Tocantins percorreram os municípios-sede das 33 zonas eleitorais do estado, levando informações técnicas sobre a segurança do processo eleitoral, registro de candidaturas e prestação de contas. Foram ações do programa “Transparência em Foco - Eleições 2024”, que reuniu eleitoras, eleitores, candidatas, candidatos, representantes de partidos, advogadas e advogados e a sociedade em geral.

Por que combater a desinformação?

Porque a propagação desenfreada de dúvidas falsas e informações distorcidas são práticas que comprometem a normalidade das eleições, afastando o eleitorado de uma visão objetiva dos fatos e animando o radicalismo usando sentimentos negativos como ódio, repulsa e indignação. Essas práticas encorajam a intolerância e a violência, fragmentam os laços sociais e fortalecem a polarização, induzindo à desconfiança no processo eleitoral.

Isso coloca em risco a segurança das pessoas, a efetividade da soberania popular e a estabilidade do panorama democrático. O combate deve ser feito para garantir o acesso a informações corretas e para defender o pluralismo de ideias, por meio de debate pacífico e com vistas à eficácia da escolha popular.

Onde tirar dúvidas?

Se estiver com dúvida se uma informação é falsa ou verdadeira, você pode acessar o portal Fato ou Boato do TSE ou entrar em contato com a Central de Atendimento Virtual ao Eleitor (Cave) pelo número 0800 686 800, que funciona como ligação normal ou WhatsApp.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.