Araguaçu

23º Colégio Militar do Tocantins é implantado em escola com quase 60 anos de história

As 23 unidades estão distribuídas em 20 cidades do Tocantins.

Por Redação 1.052
Comentários (0)

10/08/2021 08h35 - Atualizado há 2 anos
Comunidade aprovou a implantação

O Governo do Tocantins anunciou a implantação da 23ª unidade de Colégio Militar do Estado no município de Araguaçu. Na consulta pública, realizada nesta segunda-feira (09), a comunidade aprovou por unanimidade a implantação da metodologia na Escola Estadual Salvador Caetano.

A secretária da Educação, Adriana Aguiar, destacou o avanço na implantação dos colégios militares. "Quando o governador Mauro Carlesse assumiu a gestão, nós tínhamos seis colégios militares implantados e hoje estamos com a 23ª unidade implantada no Tocantins. Essa parceria se dá por meio do compartilhamento de experiência entre as instituições Seduc e PM", explicou.

Representando o comandante-geral da Polícia Militar, o coronel Silva Neto, o major Miron Martins da Silva destacou o trabalho da PM nas unidades de ensino. "Dentro dos colégios militares fazemos a preparação dos alunos para o processo de ensino e aprendizagem, dentro da metodologia da Seduc, sem que ele desvie seu foco da sua formação como cidadão", apontou.

Comunidade

A trabalhadora rural Rosilma Ayres de Sousa Santos tem dois filhos matriculados na Escola Estadual Salvador Caetano. Para ela, a implantação da metodologia militar é uma grande conquista para a comunidade. "Melhora o aprendizado, pois os alunos passam a ter mais disciplina e melhora também na sociedade, pois os jovens mudam o seu comportamento e se tornam mais comprometidos", destacou.

O lubrificador automotivo Antônio Bezerra de Freitas Neto tem uma filha em idade escolar e comemorou a implantação da metodologia. "A comunidade esperava muito por esse momento. Tenho certeza de que estamos entrando em um novo tempo. Só posso comemorar e agradecer por nossa escola ter sido escolhida para que os nossos filhos tenham essa formação diferenciada", comemorou.

A Unidade de Ensino

A Escola Estadual Salvador Caetano foi fundada no dia 28 de setembro de 1964, tendo como primeira diretora Iara Barreira de Oliveira. Nessa época, a unidade de ensino recebeu o nome de Escola Reunida Tertuliano Lustosa. Ao longo dos anos, teve vários nomes, até ser denominada Escola Estadual Salvador Caetano. Atualmente, a unidade de ensino conta com 260 estudantes matriculados da primeira fase do ensino fundamental ao 7º ano.  

Colégios Militares

O Tocantins passa a  contar com 23 colégios militares, distribuídos nos seguintes municípios:

  1. Araguaína
  2. Arraias
  3. Araguatins
  4. Augustinópolis
  5. Colinas
  6. Dianópolis
  7. Taguatinga
  8. Alvorada
  9. Gurupi
  10. Palmeirópolis
  11. Guaraí
  12. Miracema
  13. Palmas
  14. Cristalândia
  15. Paraíso
  16. Porto Nacional
  17. Pindorama
  18. Aliança do Tocantins
  19. Colmeia
  20. Araguaçu

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.