A relevância do marketing e a satisfação do cliente

Por Redação AF
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13/11/2012 14h27 - Atualizado há 5 anos
<div style="text-align: justify;"> <span style="font-size:14px;"><u><strong>Rog&eacute;rio Cogo*</strong></u><br /> <br /> Semanalmente, buscaremos descrever a import&acirc;ncia de alguns conceitos administrativos aplicados diretamente a Gest&atilde;o Empresarial que temos tamanha dificuldade em aplicar na rotina das pequenas e m&eacute;dias empresas.<br /> <br /> Pretenderemos fazer a exposi&ccedil;&atilde;o de conceitos e t&eacute;cnicas de Gest&atilde;o adquiridos durante quase quinze anos de vida acad&ecirc;mica dedicada a &Aacute;rea de Administra&ccedil;&atilde;o. Mas confesso amigos leitores, possuo mais facilidade na exposi&ccedil;&atilde;o pr&aacute;tica das a&ccedil;&otilde;es operacionais e t&eacute;cnicas do dia-a-dia que na descri&ccedil;&atilde;o te&oacute;rica das mesmas. Assim sendo, buscarei utilizar uma linguagem bastante acess&iacute;vel aos leitores e desde j&aacute; agrade&ccedil;o a oportunidade semanalmente concedida pelo <em>Portal AF Not&iacute;cias</em>.<br /> <br /> Neste texto inaugural falaremos brevemente sobre o tema &lsquo;marketing&rsquo;, t&atilde;o propagado na m&iacute;dia em geral, contudo em alguns momentos utilizados de modo equivocado na pr&aacute;tica empresarial.<br /> <br /> A cada dia observa-se que a padroniza&ccedil;&atilde;o, a qualidade dos produtos e servi&ccedil;os oferecidos, a propaganda, os canais de distribui&ccedil;&atilde;o e outros elementos do composto de marketing s&atilde;o fundamentais &agrave;s empresas que almejam crescer e consequentemente se estabilizar na atual estrutura de acentuada competitividade.<br /> <br /> Para conseguir permanecer no atual cen&aacute;rio mercadol&oacute;gico, as empresas de pequeno e m&eacute;dio porte precisam ser t&atilde;o vers&aacute;teis quanto o p&uacute;blico que desejam atingir, principalmente aquelas que precisam se comunicar diretamente com ele.<br /> <br /> Dentro dessa interatividade com o consumidor, surge a necessidade de se &lsquo;fazer marketing&rsquo;, produzindo propaganda e servi&ccedil;os de qualidade para atender e at&eacute; mesmo surpreender &agrave;s necessidades do cliente.<br /> <br /> Contudo, nem por isso, se pode pensar em marketing como sin&ocirc;nimo de propaganda ou que ele serve apenas para camuflar a qualidade do produto e assim vender o que nem sempre &eacute; bom. Isso seria distorcer seu verdadeiro conceito.<br /> <br /> Com a globaliza&ccedil;&atilde;o, as tend&ecirc;ncias se manifestam em todos os segmentos do mercado. O acesso simplificado &agrave;s informa&ccedil;&otilde;es propiciou uma nova consci&ecirc;ncia ao cliente, que por sua vez, tornou-se mais exigente que em d&eacute;cadas anteriores.<br /> <br /> E surge a indaga&ccedil;&atilde;o: E agora, quais empresas est&atilde;o preparadas para atender a esse segmento que j&aacute; n&atilde;o aceita defini&ccedil;&otilde;es acabadas? Quem poder&aacute; acertar as prefer&ecirc;ncias desse p&uacute;blico com novos ideais de consumo?<br /> <br /> O n&iacute;vel de satisfa&ccedil;&atilde;o &eacute; uma fun&ccedil;&atilde;o da diferen&ccedil;a entre o desempenho percebido e as expectativas do cliente. Quando o desempenho fica longe dessas expectativas, o cliente estar&aacute; insatisfeito, caso contr&aacute;rio estar&aacute; satisfeito e, se exceder, estar&aacute; altamente satisfeito.<br /> <br /> Neste cen&aacute;rio, observa-se que a miss&atilde;o de satisfazer o cliente est&aacute; se tornando um instrumento de obten&ccedil;&atilde;o de resultados cada vez mais dispendioso. A busca como forma de garantir o poder de mercado, a cria&ccedil;&atilde;o de valor e a conseq&uuml;ente satisfa&ccedil;&atilde;o do cliente podem ter como efeito o acr&eacute;scimo das vendas, ressaltando-se, ainda, que o sucesso empresarial est&aacute; intimamente ligado &agrave; efetividade das a&ccedil;&otilde;es de marketing aplicadas pela empresa.<br /> <br /> Pense nisso, busque colocar em pr&aacute;tica e at&eacute; a pr&oacute;xima semana!<br /> <br /> <u><strong>* Rog&eacute;rio Cogo</strong></u> <span style="font-size:12px;"><em>&eacute; Coordenador e Professor do Curso de Administra&ccedil;&atilde;o da Faculdade Cat&oacute;lica Dom Orione de Aragua&iacute;na/TO. Mestre em Engenharia de Produ&ccedil;&atilde;o. P&oacute;s Graduado em Gest&atilde;o Empresarial e Did&aacute;tica e Metodologia do Ensino Superior. MBA em Controladoria, Auditoria e Per&iacute;cia Cont&aacute;bil. Graduado em Administra&ccedil;&atilde;o.<br /> <br /> Fa&ccedil;a a sua pergunta ou questionamento sobre o tema apresentado: rogeriocogo10@hotmail.com</em></span></span></div>
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