Formoso do Araguaia

Tocantins confirma mais dois casos de mormo em cavalos; doença é transmissível a humanos

A doença não tem vacina e pode ser transmitidas a humanos.

Por Redação 924
Comentários (0)

18/03/2020 10h17 - Atualizado há 4 anos
Casos foram registrados em Formoso do Araguaia

Mais dois casos de mormo foram registrados em cavalos em Formoso do Araguaia (TO) pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) nesta segunda-feira (16). Os animais estão isolados e serão sacrificados e todos os equídeos das propriedades limítrofes ao local passarão por testes.

Mormo é uma doença infectocontagiosa causada por bactéria que acomete principalmente os equídeos e é transmissível aos seres humanos.

De acordo com o responsável pelo Programa Estadual de Sanidade dos Equídeos da Adapec, Raydleno Mateus Tavares, em janeiro deste ano, quando foi identificado o animal positivo no município, as propriedades vizinhas foram consideradas vínculos epidemiológicos e, por isso, foram coletadas amostras de todos os equídeos, sendo que dois tiveram resultado positivo.

Para a propriedade rural deixar de ser considerada foco, segundo a Adapec, é necessário ser realizado testes de diagnóstico consecutivos de todos os equídeos do local e daqueles que fazem vínculos num intervalo de 21 a 30 dias entre colheitas com resultados negativos.

O presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, afirma que os profissionais do órgão vêm realizando ações de saneamento dos focos, vigilância ativa, fiscalização e controle do trânsito dos equídeos em todo o Estado, bem como nas barreiras.

Temos feito um trabalho de prevenção, controle e erradicação da enfermidade para manutenção e fortalecimento da equideocultura tocantinense, mas precisamos da conscientização dos produtores rurais para colaborar na prevenção da enfermidade”, ressalta.   

Não tem vacina

Não existe vacina ou tratamento para o mormo. Em casos de suspeita da doença, o produtor rural deve notificar imediatamente a Adapec em uma das suas unidades ou pelo Disque Defesa 0800 63 11 22, bem como denunciar trânsito clandestino de animais. Outra medida é adquirir equídeos apenas com exames negativos para doenças que acometem o plantel e demais documentações sanitárias exigidas pela legislação.

O Tocantins conta com aproximadamente 250 mil equídeos. Entre os anos de 2015, quando surgiu o primeiro caso da doença, até o momento, já foram registrados 39 animais positivos.

Casos confirmados de mormo no Tocantins

Ano

Animais positivos

Município

2015

14

Formoso do Araguaia

2016

8

3

4

Formoso do Araguaia

Cariri

Sandolândia

2017

1

4

1

1

Cariri

Formoso do Araguaia

Palmas

Palmeirante

2020

3

Formoso do Araguaia

 

+ Caso de mormo em cavalo é confirmado por exames no Tocantins; doença é transmissível a humanos

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.