Aniversário

Após 20 dias de ações e eventos, governo encerra comemorações dos 35 anos do Tocantins

Celebrações começaram com lançamento do selo comemorativo no povoado Mumbuca.

Por Redação
Comentários (0)

09/10/2023 14h47 - Atualizado há 7 meses
Show na Praça dos Girassóis

O estado do Tocantins completou 35 anos de história no dia 5 de outubro. A programação para celebrar a data foi marcada por uma série de eventos e atividades que envolveram toda a população, celebrando a trajetória e a cultura desse jovem estado brasileiro.

As celebrações dos 35 anos do Tocantins começaram no dia 17 de setembro, quando o governador Wanderlei Barbosa lançou o selo comemorativo, marcando o início das festividades. O evento ocorreu no povoado Mumbuca, na região do Jalapão, durante a Festa da Colheita do capim dourado.

O selo comemorativo conta com traços que remetem à identidade do governo, destacando as cores da bandeira do estado - amarelo, azul e branco. Essas cores também estão presentes no lema da campanha dos 35 anos de criação do Tocantins.

O governador Wanderlei Barbosa ressaltou que cada evento, ao longo da programação comemorativa, foi pensado com carinho para homenagear e reconhecer a importância da história do Tocantins.

“Foram dias de comemorações espalhadas por todo o estado, envolvendo nossas comunidades, nossos municípios e nosso povo. Desde o lançamento do selo comemorativo no povoado Mumbuca até o grandioso show com artistas de renome nacional que foram escolhidos por terem uma história com o Tocantins, assim como o momento de fé com uma programação de shows do segmento gospel na Praça dos Girassóis, passando pela exposição que ilustrou nossa trajetória no Congresso Nacional, os Jogos Indígenas, desfile cívico, entrega de unidades habitacionais, cada evento foi pensado e organizado de forma especial para homenagear e reconhecer a importância da nossa história. Mesmo encerradas as programações, ainda iremos homenagear pessoas e entidades que lutaram pela criação do estado do Tocantins, pois não podemos deixar de exaltar quem muito contribuiu e contribui para o desenvolvimento do Tocantins”, ressaltou o governador.

Lançamento do selo

A programação especial foi cuidadosamente elaborada pelo Governo do Tocantins em parceria com Secretaria de Estado do Turismo (Setur). O secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, destacou que foram diversos eventos que fizeram dessa festa tão grandiosa, finalizando as comemorações com os shows na Praça dos Girassóis.

“Nosso governador Wanderlei Barbosa queria uma festa linda, e a Setur [Secretaria de Estado do Turismo], em parceria com o Governo do Tocantins, preparou uma programação extensa com inúmeras comemorações para celebrar com todos os tocantinenses os 35 anos do nosso estado”, pontuou Hercy Filho.

“Como o nosso governador Wanderlei Barbosa gosta de falar: seu governo é um governo para todos, é trabalhando junto que se tem grandes conquistas. Foi isso que fizemos nessa comemoração de 35 anos, foi um trabalho conjunto entre as secretarias do Governo do Tocantins para conseguirmos realizar essa grande programação que foi pensada para trazer alegria para todos os tocantinenses”, completou o secretário de Estado da Comunicação, Márcio Rocha.

Exposição Tocantins 35 anos

Uma exposição especial foi organizada para ilustrar a trajetória de criação do estado e os elementos que representam seu perfil econômico, ambiental, turístico e cultural. A exposição Tocantins 35 anos ocorreu de 25 de setembro a 2 de outubro, no Salão Negro do Congresso Nacional, em Brasília/DF. Ela apresentou, ao público, a rica história e as características marcantes do Tocantins.

Jogos Escolares Indígenas do Tocantins

Como parte das comemorações, a 2ª edição dos Jogos Escolares Indígenas do Tocantins foi realizada na Praia da Graciosa, em Palmas, no dia 30 de setembro. Mais de 700 estudantes-atletas indígenas de 35 escolas, representando sete povos originários do Tocantins, participaram do evento. O governador Wanderlei Barbosa ressaltou a importância de fortalecer a identidade cultural indígena e promover o intercâmbio entre os povos originários.

Jogos Escolares Indígenas

Sessão solene em Brasília

O Tocantins teve os seus 35 anos celebrados, no dia 2 de outubro, no plenário do Senado Federal, em Brasília/DF, em uma sessão solene em homenagem ao aniversário do estado, e contou com a participação do governador Wanderlei Barbosa, de deputados federais e senadores. No plenário do Senado, o governador relembrou a história do Tocantins e ressaltou a fase de maturidade que o estado está vivenciando.

Sessão no Senado

Desfile Cívico em Porto Nacional

No dia 4 de outubro, a Polícia Militar do Tocantins (PMTO) realizou um desfile militar na Praça do Centenário, em Porto Nacional. O evento marcou o compromisso da PMTO em servir e proteger a comunidade, reafirmando seu papel crucial na manutenção da segurança e da ordem no estado. O governador Wanderlei Barbosa expressou sua gratidão à dedicação exemplar dos policiais militares ao longo dos anos.

Desfile Cívico em Porto Nacional

Entrega de Unidades Habitacionais

O governador Wanderlei Barbosa realizou, ainda no dia 4, a entrega de 111 unidades habitacionais, beneficiando 132 famílias no Jardim Taquari, em Palmas. Essa ação integra o programa Pró-Moradia, demonstrando o compromisso do Governo do Tocantins em promover melhorias na habitação e infraestrutura para as famílias beneficiadas.

Unidades habitacionais entregues

Shows na Praça dos Girassóis

No dia 5 de outubro, a Praça dos Girassóis foi palco para grandes artistas de renome nacional, que vieram comemorar com os tocantinenses. Durante a noite de celebração, passaram pelo palco fazendo a alegria do público presente nomes como Maiara e Maraisa; Anavitória; Rick e Renner; Evoney Fernandes; e Lauana Prado. Os espetáculos foram o ponto alto da celebração. Milhares de pessoas se reuniram na praça para celebrarem, juntos, as conquistas e a cultura do estado.

O último dia de programação foi o grandioso show gospel realizado na Praça dos Girassóis, em Palmas, no dia 6 de outubro. O evento contou com a presença de renomados artistas do segmento gospel, como Grupo Amém, Daniel e Samuel, Theo Rubia, Bruna Karla e Cassiane. Cerca de 7 mil pessoas estiveram presentes para prestigiar os artistas e celebrar os 35 anos do Tocantins. O governador Wanderlei Barbosa, a primeira-dama Karynne Sotero, secretários de Estado e outras autoridades também estiveram presentes.

As comemorações dos 35 anos do Tocantins proporcionaram momentos de união, cultura, fé e celebração, destacando a importância desse jovem estado brasileiro e seu povo. A diversidade cultural e as conquistas, ao longo dessas três décadas e meia, foram homenageadas e celebradas com entusiasmo, promovendo um sentimento de orgulho e pertencimento entre os tocantinenses.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.