Política nacional

Após desistência de Eduardo Gomes, MDB lança Simone Tebet à presidência do Senado

Para vencer a disputa, o candidato precisará de, no mínimo, 41 votos.

Por Redação 711
Comentários (0)

12/01/2021 17h49 - Atualizado há 3 anos
Tebet enfrentará Rodrigo Pacheco, em eleição marcada para o dia 1º de fevereiro

O MDB escolheu, nesta terça-feira (12), a senadora Simone Tebet (MS) como candidata do partido à presidência do Senado. Tebet é atualmente a presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e irá enfrentar Rodrigo Pacheco (DEM-MG), candidato escolhido pelo atual presidente Davi Alcolumbre (DEM-AP).

O MDB tem a maior bancada do Senado Federal, com 15 senadores. O partido possuía outros pré-candidatos, um deles o tocantinense Eduardo Gomes, líder do governo no Congresso, além de Fernando Bezerra Coelho (PE) e Eduardo Braga (AM).

Contudo, os governistas - Eduardo Gomes e Bezerra - desistiram da disputa após o presidente Jair Bolsonaro anunciar apoio a Rodrigo Pacheco em uma reunião no Palácio do Planalto, que ocorreu na sexta-feira (8).

O MDB espera contar com o apoio do PSDB (7 senadores) e do Podemos (9 senadores). Caso isso se concretize, Simone Tebet iniciaria a disputa com, pelo menos, 31 votos. Aliados da senadora estimam que ela consiga, ainda, conquistar votos dentro do grupo 'Muda Senado', formado por parlamentares de diversos partidos políticos, da Rede, como é o caso de Randolfe Rodrigues (AP), ao PSL, como Major Olimpio (SP), por exemplo.

Pacheco, por sua vez, soma também os mesmos 31 votos – além de DEM, PSD, PROS, Republicanos e PT, o Partido Liberal (PL) anunciou apoio ao candidato.

Para vencer a disputa, o candidato precisará de, no mínimo, 41 votos.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.