Dano ambiental

Ministério Público aciona justiça para interditar barragem após morte de milhares de peixes

Obra foi construída no Rio Dueré, em fazenda situada na Bacia do Rio Formoso

Por Joselita Matos 760
Comentários (0)

07/06/2021 09h54 - Atualizado há 2 anos
Barragem teria causado morte de peixes no Rio Dueré

A Promotoria de Justiça Regional Ambiental do Araguaia apresentou neste domingo (6), uma Ação Cautelar contra uma fazenda situada na Bacia do Rio Formoso e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), pedindo a suspensão imediata da atividade econômica de subirrigação da propriedade agroindustrial. O motivo é que uma barragem construída no local teria causado a mortandade de peixes, causando dano ambiental.

O objetivo da ação é suspender, imediatamente, o funcionamento da barragem, interrompendo a retirada de água e a operação do barramento/elevatória, que supostamente resultaram na morte de peixes e espécies aquáticas no Rio Dueré, na bacia do Rio Formoso.

Segundo apurado, o fato teria ocorrido entre os dias 27 de maio e 02 de junho, conforme inúmeras denúncias anônimas encaminhadas ao Ministério Público por meio da Ouvidoria.

Vistoria in loco

A Polícia Militar Ambiental foi acionada para verificar a situação e, após vistoria in loco, encaminhou um relatório preliminar ao Ministério Público.

O promotor de Justiça Francisco Brandes Júnior justificou que a utilização desse tipo de barramento tem o objetivo de armazenar água para utilização no período de estiagem, portanto, requer que as atividades fiquem suspensas enquanto não forem garantidos a vazão ecológica, o funcionamento da escada de peixes e a desmobilização dos taludes (planos de terrenos inclinados), de forma a reduzir os danos ambientais.

A técnica de barramento é utilizada para a elevação do nível do rio, destinada a irrigação de lavouras.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.