Em Lagoa da Confusão

Rio é represado por aterro, causa alagamentos e caso é levado à Justiça pelo Ministério Público

Moradores passaram a sofrer com alagamentos, já que o aterro não permite a vazão do rio.

Por Redação
Comentários (0)

03/02/2023 16h40 - Atualizado há 1 ano
Aterro

Uma ação judicial liderada pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) requer à Justiça que seja determinada a retirada, pelos órgãos ambientais estaduais, de um aterro instalado em uma propriedade rural de Lagoa da Confusão, dentro da Área de Preservação Permanente (APP) do Rio Dueré. 

Também requer que o Naturatins suspenda a outorga e os licenciamentos ambientais da propriedade até que aconteça a desmobilização do barramento e seja garantida a vazão ecológica do Rio Dueré. Solicita, ainda, a apreensão imediata dos apetrechos e implementos físicos instalados na propriedade rural.

A ação atende a denúncias encaminhadas ao MPTO sobre os impactos e danos ambientais que o barramento vem causando à fauna, flora e à população local. No último mês de novembro, a Promotoria Regional Ambiental instaurou procedimento ministerial requisitando diligências dos órgãos ambientais ao local, sendo constatada a ausência de licenciamento ambiental para instalação, construção ou operação da barragem. 

Representantes das comunidades hipossuficientes e dos moradores da região também relataram que vêm sofrendo com alagamentos causados pela chuva, já que o aterro não permite a vazão do rio. Relatam, ainda, a mortandade de peixes. “Quando as águas baixam, muitos peixes ficam presos em poças de água nos pastos e acabam morrendo”, disseram. 

Os alagamentos também provocam perda econômica para os pequenos agricultores e criadores, além de perigo para idosos e crianças.

Reportagens locais ainda mostraram que uma ponte do Rio Dueré foi incendiada para dar lugar à barragem. Imagens foram registradas e encaminhadas ao MPTO.

Alagamento devido ao aterro

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.