Inventário

Atrativos turísticos de quase 50 municípios do Tocantins serão identificados e registrados

Os municípios fazem parte do Mapa do Turismo do Tocantins.

Por Redação 674
Comentários (0)

17/05/2021 14h56 - Atualizado há 2 meses
Serra da Catedral Jalapão

A Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) inicia nesta semana a inventariação turística dos municípios da região Encantos do Jalapão.

Com apoio das gestões municipais, técnicos da Superintendência de Turismo estarão em São Félix até 24 de maio para levantamento da oferta turística e outras informações, como infraestrutura, serviços básicos e turísticos, entre outras.

Esta ação será levada aos 49 municípios que fazem parte do Mapa do Turismo do Tocantins dentro das sete regiões turísticas: Bico do Papagaio, Encantos do Jalapão, Ilha do Bananal, Lagos e Praias do Cantão, Serras Gerais, Serras e Lago e Vale dos Grandes Rios.

O Conselho Empresarial de Turismo (Cetur), ligado à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomércio), é parceiro na iniciativa com seção de equipamentos de informática.

O Inventário da Oferta Turística consiste no levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos, dos serviços e equipamentos turísticos e da infraestrutura de apoio ao turismo como instrumento base de informações para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade turística, possibilitando a definição de prioridades para os recursos disponíveis e o incentivo ao turismo sustentável.

“Para a construção de políticas públicas eficientes, precisamos contar com informações atualizadas e consistentes sobre os pontos altos e as demandas de cada localidade”, pontua o presidente da Adetuc, Jairo Mariano.

Todas as informações coletadas no processo de inventariação serão inseridas na Plataforma Integrada do Turismo (PIT), cedida pelo Governo de Minas Gerais sem ônus para o Estado. A ferramenta ao mesmo tempo cumpre a função de manter a interatividade com turistas de diversas localidades, além de ser uma importante ferramenta para a gestão e a promoção do turismo.

Jalapão

Em meio a 34 mil km² de paisagem árida, a região é cortada por uma imensa teia de rios, riachos e ribeirões, todos de águas transparentes e potáveis. Os atrativos garantem diversão o ano inteiro. Para os mais aventureiros, a região é ideal para prática de esportes, entre eles o rafting, a canoagem, o rapel e as trilhas a pé e de bicicleta.

A maioria dos atrativos está localizada nos municípios de Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2021 AF Notícias. Todos os direitos reservados.