Estado

Avião monomotor cai, atinge residência no setor Nova Araguaína e mata criança de 8 anos

Por Redação AF
Comentários (0)

19/02/2014 17h25 - Atualizado há 2 anos

Um avião de pequeno porte caiu na tarde desta quarta-feira (19), por volta das 16h30min, atingiu uma casa na Rua 36 do Setor Nova Araguaína, deixou uma vítima fatal e dois feridos.

De acordo com informações, a aeronave é um monomotor Cessna 210, de prefixo PR-VPI, pertencente a empresa Talla Táxi Aéreo. Ainda não se sabe a causa do acidente. A falta de combustível foi descartada já que o Corpo de Bombeiros teve de conter o vasamento de gasolina.

A tragédia vitimou a criança Thauane Feitosa de Brito, de apenas 8 anos, que estava brincando de bicicleta no quintal de casa quando foi atingida. Ela morreu na hora. 

Os irmãos de Thauane, Pedro Felipe Feitosa Lima, de 4 anos, e Beatriz Feitosa, 11 anos, também ficaram feridos, foram encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Regional de Araguaína (HRA) e passam bem. Beatriz teve a perna esquerda fraturada.

Dentro da residência ainda estavam outras três pessoas, que felizmente não tiveram ferimentos.

O piloto Delano Martins Coelho, de 36 anos,estava sozinho na aeronave e foi também encaminhado consciente para o HRA, mas já foi transferido para um hospital particular. Ele é natural de Balsas (MA) e havia decolado do aeroporto de Araguaína há 3 minutos para fazer um voo de teste. A aeronave estava passando por uma manutenção.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que a aeronave está em "situação regular" em relação à Inspeção Anual de Manutenção (IAM) e ao Certificado de Aeronavegabilidade (CA).

Outro caso

No dia 9 de fevereiro a queda de um avião monomotor Cessna 210, de prefixo PT-OMX, próximo a Taquaralto, em Palmas, causou a morte do ex-prefeito de Ponte Alta do Tocantins, Cleyton Maia Barros, de 51 anos; o filho dele Cleyton Maia Barros Filho, 24 anos; e o soldado dos Bombeiros do Distrito Federal, Luís Augusto Aragão Feitosa, 23 anos. Neste caso, o motivo apontado pelas autoridades para a queda do monomotor foi pane seca, ou seja, falta de combustível. 

O monomotor

O Cessna 210 é uma econômica aeronave monomotor a pistão de asa alta, de construção convencional metálica e trem de pouso retrátil, com capacidade para transportar um piloto e até no máximo cinco passageiros. Fabricada nos Estados Unidos desde a década de 1950 e produzida até a década de 1980 pelo fabricante norte-americano Cessna Aircraft Company, atualmente de propriedade da corporação Textron.

Há também registros de acidentes aéreos com aeronaves Cessna 210 nos Estados do Pará, Mato Grosso e Minas Gerais.  

ASSUNTOS

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.