Henrique de Figueiredo Brito

Babaçulândia ganha busto de bronze em homenagem ao fundador da cidade; conheça história

Cerimônia teve participação da neta do fundador, a senhora Guiomar.

Por Agnaldo Araujo 1.613
Comentários (0)

11/05/2024 10h38 - Atualizado há 2 semanas
Inauguração do busto

Notícias do Tocantins - Um busto de bronze em homenagem ao fundador de Babaçulândia, Henrique de Figueiredo Brito, foi inaugurado na nova orla da cidade nesta sexta-feira (10/05).

Participaram da cerimônia a neta do fundador da cidade, a senhora Guiomar, o prefeito Franciel, Câmara de Vereadores e a comunidade em geral.

História

Henrique de Figueiredo Brito não era natural da região onde está situada Babaçulândia, que pertencia a Boa Vista, hoje Tocantinópolis, mas era um profundo conhecedor e se mudou para a localidade em junho de 1926.

Como ele era Sacristão e acompanhava o padre João de Souza (padre João da Boa Vista), eles saíam em desobrigas (missões religiosas) pelo sertão realizando batizados, casamentos e outros ofícios religiosos.

Foi nessas andanças, na área rural, que ele conheceu uma moça chamada Emília Ayres Dias e os dois se casaram. Ela era filha de Aureliano Ayres da Silva (Lolô) e Madalena Dias Oliveira, cuja família era dona de grandes propriedades de terra.

Após o casamento, eles foram morar em Boa Vista (Tocantinópolis) e lá nasceram 3 filhos: Augusto (1922); Agenor (1924) e Osvaldo (1925).

Em junho de 1926, Henrique se mudou com a família para a região de Babaçulândia motivado pela presença do sogro na área onde possuía propriedades rurais.

A família destaca que Henrique de Figueiredo Brito foi um homem honesto, dinâmico e trabalhador. Ele mesmo, depois de casado, cuidava da conservação da Capela e hospedava os missionários.

Após a chegada do fundador, Pedro Ferreira Virgulino (que faz parte da família de Emília Ayres) doou uma gleba de terra à santa “Nossa Senhora do Rosário de Fátima (padroeira de Babaçulândia)”, sob os cuidados da administração de Henrique de Figueiredo, dando origem à cidade.

Ele se mudou para a região em 1926
Busto foi inaugurado na nova orla

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.