Tocantins

Banca e comissão adotam várias medidas para evitar fraudes no concurso dos bombeiros

Concurso tem 15.917 inscritos. As provas serão aplicadas neste domingo, 27.

Por Redação
Comentários (0)

23/06/2021 16h56 - Atualizado há 1 mês
Provas do concurso serão aplicadas em Palmas

O Cebraspe e a comissão do concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins estabeleceram uma série de medidas para que as provas do certame sejam aplicadas com segurança contra a covid-19 e também contra as tentativas de fraudes.

O concurso tem 15.917 inscritos. As provas serão aplicadas neste domingo (27).

O coronel Carlos Eduardo Farias, presidente da comissão do concurso, afirmou que "toda segurança se faz necessária nesse momento” e para cada um levar a sério o autocuidado e também o cuidado com os demais. “Desejamos boa sorte a todos os concorrentes, que seja um momento de inspiração para quem vai fazer as provas", acrescentou.

Para esse concurso, foram estabelecidas 115 vagas, com 100 para a função de Praça (Aluno-Soldado Classe A), e outras 15 para Cadete. Segundo o Cebraspe, são 12.531 inscritos como Praça e de 3.386 como Cadete.

Em razão da pandemia da covid-19, o Corpo de Bombeiros e o Cebraspe exigem que todos os inscritos estejam usando máscaras no local das provas, inclusive com unidades de reserva para trocas a cada duas horas. Segundo o edital do certame, todas as máscaras usadas deverão ser armazenadas em sacos plásticos.

Locais e cuidados

Respeitando o distanciamento social, os organizadores estabeleceram que, pela manhã, serão 148 salas de aplicação de provas para os 3.386 candidatos. À tarde, a quantidade de salas será de 667. Todas elas em Palmas.

No acesso aos locais de prova, todos os candidatos terão medida a temperatura corporal e será cobrado o distanciamento social nas salas, em locais de espera e nos banheiros.

Cada candidato deverá levar o seu próprio recipiente transparente contendo álcool em gel. Contudo, o Cebraspe vai disponibilizar o produto.

Os candidatos que apresentarem medida acima de 37,5 graus no ato da aferição da temperatura corporal serão encaminhados para aplicação das provas em sala especial.

Quem estiver com covid-19 na data da prova, não poderá realizá-la.

Mais informações a respeito das ações adotadas e dos procedimentos gerais de prevenção do coronavírus nos locais de provas estão disponíveis no endereço eletrônico www.cebraspe.org.br.

Horários

As provas para as vagas de Cadete começam às 8h e vão durar quatro horas. Já as provas para Aluno-Soldado, o início será às 15h, também com quatro horas de duração.

Para saber em que local ele vai fazer as provas, cada candidato deverá acessar o endereço eletrônico estabelecido pelo Cebraspe em http://www.cebraspe.org.br/concursos/cbm_to_21, e fazer a verificação individual.

Tentativa de fraude

Contra as tentativas de fraudes durante a aplicação das provas, uma série de medidas está sendo adotada pelo Corpo de Bombeiros Militar e o Cebraspe, a exemplo de proibir e desclassificar quem estiver portando aparelhos eletrônicos, como wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e (ou) similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, gravadores, pen drive, mp3 player e(ou) similar, relógio de qualquer espécie, alarmes, chaves com alarme; ou com qualquer outro componente eletrônico, como fones de ouvido e(ou) qualquer transmissor, gravador e (ou) receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

Também geram desclassificação o uso de óculos escuros, protetor auricular, lápis, lapiseira/grafite, marca-texto e (ou) borracha, quaisquer acessórios de chapelaria, como chapéu, boné, gorro, recipiente ou embalagem que não seja fabricado com material transparente, tais como garrafa de água, suco, refrigerante e embalagem de alimentos (biscoitos, barras de cereais, chocolate, balas etc.).

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2021 AF Notícias. Todos os direitos reservados.