Certificação

Decreto institui comissão para modernizar e agilizar o cadastro ambiental rural no Tocantins

Mais de 88% da área do Estado já está cadastrada.

Por Redação
Comentários (0)

08/05/2023 15h04 - Atualizado há 11 meses
Propriedade rural

A comissão criada pelo Governo do Tocantins, por meio do Decreto nº 6.617/2023, para modernização do sistema de Cadastro Ambiental Rural (CAR) terá a missão de adotar medidas para impulsionar a agilidade dos procedimentos e a validação dos cadastros para a emissão das certificações.

Mais de 88% da área do Estado já está cadastrada, e, de acordo com o levantamento da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o sistema soma 85.730 registros.

Composta pelos titulares da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro); da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); da Procuradoria-Geral do Estado (PGE); do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins); da Agência de Tecnologia da Informação (ATI); e da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), a comissão vai dedicar um esforço conjunto para modernizar o sistema no Estado.

“Os avanços na modernização do sistema para proporcionar mais agilidade à validação e às certificações do CAR no Tocantins são determinantes para que a regularização ambiental seja um incentivo e um atrativo de empreendimentos sustentáveis para o Estado”, disse o titular da Semarh, Marcello Lelis.

A diretora de Inteligência Ambiental Clima e Floresta, Cristiane Peres, pontuou que o CAR no Tocantins tramita em três etapas, que se inicia com o cadastro, em seguida passa pela análise e depois pela adesão do Programa de Regularização Ambiental (PRA). A diretora enfatizou que, "ao longo desse trâmite, a comissão recebeu a missão de propor avanços para proporcionar agilidade à certificação”.

Cristiane Peres antecipou que os integrantes da comissão vão levantar o fluxo dos procedimentos em suas respectivas etapas técnicas e fatores que podem ser ajustados para trabalhar de forma conjunta na proposta de medidas de modernização do sistema e de alinhamentos entre a legislação estadual e federal, bem como propor medidas normativas, orçamentárias ou administrativas necessárias ao avanço das melhorias.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.